- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Guarda de Petrolina-PE adia provas e reabre inscrições
Concurso Guarda de Petrolina-PE adia provas e reabre inscrições
A Prefeitura de Petrolina-PE adiou as provas do cargo de guarda civil e reabriu o prazo de inscrições para os concorrentes com deficiência.
Atenção, candidatos. As provas objetivas do concurso Petrolina-PE para o cargo de guarda civil municipal foram adiadas e não serão realizadas no domingo, 5. Além disso, o prazo de inscrições foi reaberto apenas para os concorrentes portadores de deficiência.
O comunicado da reabertura das inscrições foi divulgado no portal do organizador. Os interessados em concorrer nessa condição terão até o dia 15 maio para acessar o site do Idib e preencher o formulário com os principais dados.
Para confirmar a participação, será preciso quitar a taxa de R$125, podendo ser paga até o da 16 de maio por meio de boleto.
A retificação informa ainda que fica autorizado aos candidatos com deficiência já inscritos para ampla concorrência a possibilidade de optarem por concorrer às respectivas vagas agora reservadas, desde que requeiram por meio do e-mail ([email protected]).
Do total das vagas, serão 5% reservadas aos candidatos deficientes. Dessa forma, o concurso de Petrolina terá duas vagas para estes interessados, com as demais sendo de ampla concorrência, mais a o cadastro de reserva.

(Foto: Jonas Santos / Prefeitura de Petrolina)
Prova objetiva será realizada em junho
Com a reabertura do prazo, as provas que estavam previstas para o próximo domingo, 5, foram adiadas para o dia 2 de junho, também domingo. A prova objetiva será a primeira etapa, com caráter eliminatório e classificatório.
No dia 2 de junho, os candidatos serão avaliados no turno da tarde, com os portões sendo abertos às 14h e o fechamento às 15h. O cartão de confirmação com os locais será divulgado a partir do dia 22 de maio.
Os inscritos no concurso de Petrolina-PE terão quatro horas para responder a questões sobre:
- Português;
- Raciocínio Lógico;
- Informática;
- Noções de Direito Penal e Processual Penal;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo e de Legislação de Trânsito.
+ Petrolina-PE registra 13 mil inscritos no concurso da guarda civil
Na prova objetiva, serão cobradas 60 questões, sendo 40 distribuídas pelas disciplinas de Conhecimentos Específicos. As disciplinas de Língua Portuguesa, Direitos Penais e Constitucional terão peso dois na soma dos pontos.
Para os aprovados até a 200ª colocação, haverá uma convocação para o teste de aptidão física, que será composto por:
- Teste em barra fixa;
- Flexão abdominal;
- Corrida de 12 minutos; e
- Natação.
Prepare-se para o concurso de Petrolina-PE
O concurso de Petrolina para guarda civil contará ainda com avaliação psicológica, apresentação de exames médicos, investigação social e curso de formação profissional com caráter eliminatório e duração mínima de 476 horas. O curso será realizado em tempo integral, em dois turnos diários, podendo incluir sábados, domingos e feriados e, ainda, horários noturnos.
A grade curricular, o sistema e avaliação e a frequência mínima exigida serão regulados em edital próprio. Sobre a convocação para a matrícula, será publicada após os resultados da primeira etapa.
O concurso oferece 80 vagas, das quais 40 são para contratação imediata e as demais para formar cadastro de reserva. A carreira exige nível médio completo, idade mínima de 18 anos e possuir Carteira Nacional de Habilitação "AB". O vencimento inicial é de R$3.261,48 para trabalhar 180 horas por mês. [VIDEO id="7134"]
Notícias mais lidas




