Concurso Guarda Prisional-SE tem resultado final homologado

Foi homologado o resultado final do concurso para guarda prisional de Sergipe, que contou com 100 vagas para a carreira.

Autor:
Publicado em:19/08/2019 às 09:26
Atualizado em:19/08/2019 às 09:26

Foi homologado o resultado final do concurso guarda prisional da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor de Sergipe (Sejuc-SE). A publicação ocorreu na última sexta-feira, 16, no Diário Oficial do Estado e no site do Ibade, organizador.

De acordo com o secretário da Justiça e Defesa do Consumidor, Cristiano Barreto, o concurso guarda prisional-SE teve relevância. "Em primeiro lugar, é um grande avanço para a Sejuc. É mais um pleito atendido desde a nossa chegada em 2017. Esse concurso público era um grande anseio de todos", frisou.

O secretário complementou citando que os novos agentes são fundamentais para a manutenção dos trabalhos desenvolvidos nas unidades prisionais do estado.

"A chegada dos novos agentes irá reforçar ainda mais nossas equipes, para que possamos continuar trazendo paz para a sociedade sergipana", disse.

Já o diretor do Departamento do Sistema Penitenciário do Estado (Desipe), Agenildo Junior, ressaltou a relevância desses novos agentes. "Vai diminuir a nossa necessidade de pessoal. Foram 17 anos sem renovação desse efetivo. Sem dúvidas, essa nova mão de obra vai otimizar todas as políticas a serem implantadas", concluiu.

Concurso guarda prisional-SE é homologado (Foto: Divulgação)
Resultado final do concurso guarda prisional-SE é homologado
(Foto: Divulgação)

 

Com a homologação do resultado final, o concurso guarda prisional-SE ficará válido até agosto de 2021. Além disso, a seleção poderá ter seu prazo prorrogado por mais dois anos. Neste período, as convocações serão realizadas.

O diretor da Escola de Gestão Penitenciária (Egesp), Delmário Magalhães, explicou que após a nomeação terá início a parte prática de formação dos novos agentes prisionais.

"A Egesp preparou uma formação dos servidores através da grade curricular do Depen. Já fizemos o eixo introdutório. No eixo operacional terá a parte de algemação, defesa tática, defesa pessoal, armamento e tiro, inclusive estágio na unidade prisional. Os agentes serão preparados nos mesmos moldes federais", afirmou.

Quer ter acesso a materiais e dicas para concursos?

Confira dicas para concursos

Concurso guarda prisional-SE teve 100 vagas

O concurso guarda prisional-SE ofereceu 100 vagas, sendo 75 para homens e  25 para mulheres. Para concorrer foi necessário ter concluído o nível médio. A remuneração inicial dos aprovados será de R$1.500.

No sétimo e último estágio da carreira, no entanto, o salário poderá chegar a R$8.445. A carga de trabalho será de 40 horas semanais. Para ser aprovado no concurso concurso guarda prisional-SE, os candidatos tiveram que passar por diversas etapas, entre elas provas escritas, exames psicológicos e toxicológico, teste de aptidão física e investigação social. 

Nas provas escritas foram cobradas questões objetivas de: Língua Portuguesa, Matemática Básica, Noções de Informática, História e Geografia e Cultura do Sergipe, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal e Noções de Direitos Humanos.

Com a convocação, os candidatos realizarão o curso de formação. Mas será que esta etapa garante a posse no cargo? Confira a resposta no vídeo abaixo! [VIDEO id="8506"]

Sumário