- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso IBGE: novo edital complementar abre 578 vagas no RS
Concurso IBGE: novo edital complementar abre 578 vagas no RS
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística publica mais um edital complementar ao seu concurso IBGE, desta vez com vagas apenas no RS.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou mais um edital complementar nesta segunda-feira, 22. Desta vez, a seleção visa preencher 578 vagas oriundas dos concursos IBGE de 2021.
Conforme publicação feita no Diário Oficial da União, a nova seleção conta com 542 vagas para o posto de recenseador, de nível fundamental, 32 para os cargos de agente censitário (municipal e supervisor), de nível médio, e quatro para agente de administração e informática, de nível médio.
Em ambos os casos, as oportunidades estão distribuídas apenas por municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Os ganhos iniciais e o tempo de contrato, no entanto, são diferentes.
No caso dos agentes, os aprovados serão contratados pelo período de cinco meses, com ganhos iniciais de R$2.100 (agente municipal) e R$1.700 (supervisor e agente de informática). Além dos salários, serão oferecidos auxílios alimentação, transporte e pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais.
Já os recenseadores terão uma remuneração por produção, calculada por setor censitário, unidades recenseadas, tipo de questionário e registro no controle da coleta de dados. Confira aqui o simulador! O contrato inicial será de três meses.
Inscrições são presenciais
As inscrições para o edital complementar do concurso IBGE serão abertas nesta segunda, 22, no site do IBGE, e ficarão disponíveis até quarta, 24. Não há taxa para participação nessa seleção.
Os interessados deverão se inscrever presencialmente, apresentando, nos postos listados no edital, o formulário de inscrição (a ser disponibilizado no site do IBGE) e a documentação original ou cópia autenticada no momento da contratação.
Os documentos entregues ou enviados no período de inscrição serão avaliados. A análise curricular será a única etapa desse processo seletivo. O resultado final está previsto para o dia 2 de setembro.

(Foto: Divulgação)
Após concurso, IBGE já divulgou diversos editais
O último edital publicado pelo IBGE contou com 157 vagas para os cargos de agente de pesquisas e mapeamento e supervisor de coleta e qualidade.
Nas últimas semanas, três documentos já foram divulgados, incluindo as mais de 15 mil vagas para recenseadores.
Antes desses, no dia 25 de julho, foi publicado o 13º edital, com 398 vagas nos cargos de agente censitário municipal (119) e agente censitário supervisor (279), que teve seu resultado nesta quarta, 17.
No dia 18 de julho, o Instituto ofereceu postos para coordenadores. Já em junho, no dia 15, um edital foi publicado com 840 vagas para agentes censitários, mesmo cargo oferecido na nova seleção.
Anteriormente, o Instituto selecionou para o preenchimento de 48 mil vagas, no cargo de recenseador, de nível fundamental. Neste caso, os aprovados já foram convocados e iniciaram seus treinamentos.
Além destes, o IBGE também já publicou editais com 133 vagas para o cargo de agente censitário de informática, e 106 vagas nos cargos de agente censitário operacional (97) e coordenador censitário de subárea (nove).
A primeira seleção aberta no ano foi para os cargos que ficaram vagos após a seleção de agente censitário de pesquisa por telefone, no Rio de Janeiro.
Notícias mais lidas




