Concurso IME inscreve em 98 vagas para Engenheiros Militares

O Instituto Militar de Engenharia (IME) inscreve para 98 vagas em seu curso de formação e graduação para o ano de 2019.

Autor:
Publicado em:25/07/2018 às 08:31
Atualizado em:25/07/2018 às 08:31

O concurso IME recebe inscrições para o curso de formação e graduação para o ano de 2019. São 98 vagas no total, sendo 74 para o Quadro de Engenheiros Militares CFG/ativa e 24 para reserva. Para o aluno do Instituto Militar de Engenharia (último ano) será pago o soldo de R$1.448.

Baixe o edital

O primeiro edital, do quadro da ativa, trouxe a seguinte distribuição de vagas:

• uma reservada por decisão judicial;

• 15 reservadas para candidatos negros;

• 58 para ampla concorrência.

Já para o quadro reserva são: 

• cinco reservadas para candidatos negros;

• 19 para ampla concorrência.

Para se candidatar, é necessário ter o ensino médio completo, no mínimo 16 anos de idade e no máximo 22 anos até 31 de dezembro, no caso do quadro da ativa. Para o quadro da reserva os candidatos devem ter até 21 anos.

As inscrições estão abertas e poderão ser feitas até 15 de agosto, pelo site do Instituto. Para inscrição, é cobrada uma taxa no valor de R$100. 

Concurso IME terá três fases de seleção

Os candidatos são avaliados em três fases: exames intelectual, inspeção de saúde e exame de aptidão física. A primeira delas é a prova objetiva de Matemática, Física e Química, de caráter eliminatório, e que compreenderá 40 questões. A avaliação está marcada para o dia 12 de outubro

Depois, os candidatos passam por três provas discursivas (Matemática, Física e Química) e duas provas mistas (com questões objetivas e/ou discursivas) de Português e de Inglês. As avaliações ocorrerão em dias diferentes:

Prova discursiva de Matemática - 29 de outubro;
Prova discursiva de Física - 30 de outubro;
Prova discursiva de Química - 31 de outubro;
Prova mista Português/ Inglês - 1º novembro.

As provas acontecerão em: Belém (PA),  Belo Horizonte (MG),  Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO),  Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP) e Vila Velha  (ES).

Os candidatos aprovados no exame intelectual, e classificados dentro do limite de vagas, bem como os candidatos enquadrados na situação de excedentes, serão convocados para se apresentarem no IME, Rio de Janeiro (RJ), para realizarem a inspeção de saúde. 

Concurso IME (Foto: Exército)
Concurso IME abre 98 vagas para curso de formação e graduação
(Foto: Exército Brasileiro)

Posteriormente, os considerados aptos serão chamados para o teste físico. Durante a realização do teste, será permitido ao candidato executar até duas tentativas para cada uma das tarefas. 

Para os alunos da ativa são oferecidos os benefícios de alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento (para os que necessitarem) e ajuda de custo mensal.

• Concurso ITA oferecerá 100 vagas. Veja distribuição!

O curso de formação e graduação tem duração de cinco anos letivos, e proporciona formação do oficial e a graduação do engenheiro militar para o exercício dos cargos privativos da Engenharia Militar de oficial subalterno e oficial intermediário.

O CFG compreende a graduação em uma das especialidades de Engenharia e, simultaneamente, a formação militar necessária ao oficial da ativa do Quadro de Engenheiros Militares  ou da reserva do Corpo de Oficiais da Reserva do Exército.

Confira mais opções de carreira militar [VIDEO id="7000"]

Sumário