- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso INSS: Cebraspe fala sobre curso de formação após críticas
Concurso INSS: Cebraspe fala sobre curso de formação após críticas
Após críticas de candidatos, banca publica comunicado em que explica material usado e provas do curso de formação para o concurso INSS.
Após críticas dos candidatos que realizam o curso de formação do concurso INSS, o Cebraspe emitiu um comunicado, na última terça-feira, 14, para fala sobre o processo.
Segundo a banca, os objetos de avaliação das provas objetivas e discursivas do curso de formação serão:
- formas de atendimentos e canais remotos;
- benefícios por incapacidade;
- benefícios programados;
- benefícios por encargos familiares;
- benefícios assistenciais decorrentes das legislações específicas;
- processos administrativo previdenciário e fluxos de análise; e
- servidor como educador previdenciário.
A banca esclareceu ainda que as provas objetivas e discursivas ocorrerão nas mesmas cidades em que estão sendo realizadas as aulas, em local a ser oportunamente divulgado.
Em relação ao material fornecido, a banca informou que, "para fins de preparação para as provas objetivas e discursivas, as apostilas deverão ser consideradas roteiros de estudos e deverão ser sempre complementadas com a legislação relativa ao assunto em estudo".
Curso de formação terá provas em abril
Para o curso de formação, foram convocados os primeiros mil candidatos classificados na seleção. As aulas ocorrem nas seguintes cidades:
- Belém (PA);
- Belo Horizonte (MG);
- Brasília (DF);
- Florianópolis (SC);
- Fortaleza (CE);
- João Pessoa (PB);
- Manaus (AM);
- Rio de Janeiro (RJ); e
- São Paulo (SP).
Para ser aprovado nesta última etapa, o candidato precisará alcançar notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas que compõem essa etapa.
A prova objetiva será do tipo certo/errado e ocorrerá, assim como a discursiva, no dia 9 de abril, às 8h, para todos os candidatos.
A nota final no curso de formação (NFCF) será calculada por meio da seguinte fórmula:
- NFCF = (nota da prova objetiva + nota da prova discursiva)/15.
Será eliminado o candidato que obtiver nota final inferior a sete pontos. Conforme o INSS, quem abandonar ou desistir do CF, sem justificativa, deverá ressarcir ao erário o auxílio financeiro.
Isso porque, durante a formação, o concorrente recebe, a títulos de auxílio financeiro, 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Concurso INSS pode ter convocações no CR
Ao todo, o concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social ofereceu mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio.
Os contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de trabalho de 40 horas.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou, em entrevista à GloboNews no último dia 2, que irá convocar até o fim do ano mais 2.250 aprovados no recente concurso INSS. Além disso, um novo edital para peritos está previsto.
Essa não foi a primeira vez que o ministro se comprometeu em convocar os aprovados no cadastro de reserva. Nos últimos dois meses, o titular vem afirmando o seu desejo em chamar os candidatos.
Vale lembrar que, conforme o anexo VII do edital, até 3.373 candidatos têm chances de classificação no concurso, sendo pelo menos 2.487 na ampla concorrência.
Caso os aprovados no cadastro de reserva sejam convocados, o curso de formação para esses candidatos ocorrerá em Brasília, no Distrito Federal.
Notícias mais lidas




