Concurso INSS: Fenasps recorrerá ao TCU para agilizar autorização

Representantes do Fenasps se reuniram com a presidência do INSS para cobrar avanços na autorização do concurso para níveis médio e superior.

Autor:
Publicado em:28/09/2018 às 05:00
Atualizado em:28/09/2018 às 05:00

Representantes da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) se reuniram com a presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para discutir diversos aspectos sobre as condições de trabalho dos servidores e, também, cobrar novidades em relação ao concurso INSS. O encontro aconteceu na última terça-feira, dia 25 de setembro, com a Fenasps resolvendo ir ao Tribunal de Contas da União (TCU) por um aval.

Segundo o secretário de Administração da Fenasps, Moacir Lopes, que esteve presente na reunião, o presidente do INSS, Edison Garcia, afirmou que a realização de um novo concurso está na pauta da presidência. No entanto, as vagas seriam destinadas apenas às agências que apresentam um déficit maior de pessoal. Moacir Lopes destacou ainda que não há informações de quando acontecerá a votação para a liberação do orçamento que será destinado à realização do concurso.

Pedido do concurso INSS é para 7.888 vagas  (Foto: Divulgação)

 

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o secretário de Administração da Fenasps reforçou que o sindicato segue cobrando a autorização do concurso. O INSS pede 7.888 vagas ao Ministério do Planejamento. Dessas, 3.984 seriam destinadas ao cargo de técnico do INSS, que exige nível médio, 1.692 para o cargo de analista do INSS e 2.212 para o cargo de perito do INSS. No dia 23 de agosto o MP divulgou um parecer com os trâmites necessários para a autorização do concurso INSS.

• Concurso INSS: 10 dicas para estudar Direito Previdenciário

• Concurso INSS: Administrativo é segunda matéria mais importante

Sindicato critica a informatização dos serviços do INSS

O próximo passo na cobrança pelo concurso, de acordo com Lopes, será um pedido de ajuda ao Tribunal de Contas da União (TCU) para que o aval saia o quanto antes. "Vamos recorrer ao TCU para que eles se pronunciem sobre o concurso do INSS e cobrem do governo uma posição."   

Moacir Lopes criticou ainda a proposta de informatização dos serviços do INSS, defendida pelo atual presidente do órgão. Isso porque esses processos informatizados não seriam acessíveis a todos, como no caso da população que mora na Zona Rural.

"Nós estamos cobrando o concurso para garantir a todos os cidadãos seus direitos por um atendimento de qualidade. O cidadão trabahou durante 35 anos por seu benefício e merece ser atendido de forma digna", defendeu.

Para ajudar os concurseiros que desejam alcançar a aprovação no concurso INSS 2018 FOLHA DIRIGIDA preparou diversos materiais de preparação. Confira playlist especial, além de provas anterioressimulados e planos de estudos para técnico e analista! Veja também as apostilas para o concurso INSS. Acesse já! [VIDEO id="8125"]

Sumário