- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso INSS: em 20 anos, Cebraspe organizou 70% das seleções
Concurso INSS: em 20 anos, Cebraspe organizou 70% das seleções
Concurso INSS 2021 aguarda autorização, e, caso isso ocorra, o Cebraspe pode ficar à frente da seleção, considerando seu histórico. Entenda!
O concurso INSS aguarda autorização para o preenchimento de 7.575 vagas. Caso o aval seja dado pelo Ministério da Economia, a comissão terá que trabalhar na escolha da banca. No entanto, o processo pode iniciar já tendo uma organizadora entre as mais cotadas.
Isso porque, nos últimos 20 anos, 70% dos concursos realizados pelo Instituto Nacional de Seguro Social foram organizados pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
De 1999 até o momento, apenas três seleções não tiveram a organização da banca, foram elas:
- 2004: Cesgranrio;
- 2011: Fundação Carlos Chagas (FCC); e
- 2012: FunRio.
Já o Cebraspe ficou à frente dos concursos de 1999, 2000, 2003, 2007, 2009, 2010 e 2017. Desta forma, quem deseja se preparar para o concurso INSS pode iniciar os estudos com base nos editais publicados pela banca.
No entanto, para uma preparação completa, as seleções organizadas pelas demais bancas também devem ser estudadas.

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Veja detalhes do último concurso INSS
Para quem já deseja iniciar a preparação, o último edital pode ser usado como base. Realizado em 2015, o concurso do INSS contou com 950 vagas para técnicos e analistas.
A seleção teve a organização do Cebraspe. Os candidatos ao cargo de técnico foram submetidos a uma prova objetiva, contendo 120 questões sobre:
- Ética no Serviço Público;
- Regime Jurídico Único;
- Noções de Direito Constitucional;
- Noções de Direito Administrativo;
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Noções de Informática; e
- Conhecimentos Específicos.
Já os analistas tiveram disciplinas de Português, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.
Conheça o curso para técnico do INSS e comece já a sua preparação!
Concurso INSS tem previsão de 7 mil vagas
No momento, o pedido de concurso INSS segue em análise no Ministério da Economia. Ao todo, foram solicitadas 7.575 vagas em todo o país, sendo elas para os seguintes cargos:
técnico do seguro social - nível médio - R$5.447,78
- áreas: Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas), Combate à Fraude (734), Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216), Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40), Serviço de Cobrança Administrativa (34), Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).
analista do seguro social - nível superior - R$8.357,07
- áreas: Serviço Social (463 vagas), Reabilitação Profissional (702) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).
Aval para concurso é indicado no Ploa 2022
Até a próxima terça-feira, 31, o Congresso Nacional espera receber, por parte do Governo Federal, a Proposta de Lei Orçamentária Anual (Ploa 2022). O documento traz diversos indicativos, incluindo reservas para a realização de concursos públicos.
Segundo o secretário da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Moacir Lopes, a informação atual é de que o orçamento para a seleção já consta na Ploa 2022.
"Os gestores do INSS confirmam que os montantes para concursos estarão no orçamento. Não há garantia formalizada disso, mas há informações que a gente pega com os trabalhadores da equipe do INSS porque sempre tem o pessoal que nos dá um quadro disso", disse Moacir Lopes.
O secretário explicou ainda que está tentando com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, a confirmação da verba para o concurso.
"Estamos tentando uma reunião virtual com o ministro", disse.
Segundo Moacir Lopes, o concurso é fundamental para acabar com a fila de espera, reduzir prazo de atendimento dos segurados e evitar os riscos de descontinuidade nos serviços prestado.
Notícias mais lidas




