- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Iphan: 15% da prova com questões de Português, diz especialista
Concurso Iphan: 15% da prova com questões de Português, diz especialista
Professor Marcus Silva especula sobre o percentual de itens de Português que será cobrado nas provas do concurso Iphan.
As provas do concurso Iphan serão aplicadas em menos de um mês, no dia 26 de agosto. Por isso, a recomendação é que os candidatos intensifiquem os estudos na reta final antes dos exames objetivos e discursivos. O Cebraspe (antigo Cespe/UnB) é o organizador do concurso para ingresso no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A banca tem a tradição de não informar quantas questões serão cobradas por disciplina. O que pode dificultar o estudo. No entanto, o especialista em concursos públicos, Marcus Silva, acredita que a prova objetiva do concurso Iphan para o cargo de auxiliar institucional terá 15% de Português.
Silva chegou a essa porcentagem após analisar provas recentes do Cebraspe com perfil similar ao cargo que exige apenas nível médio completo. “Espero em torno de 18 a 20 questões de Português. Isso significa, dentro de um total de 120 itens, aproximadamente, 15% do total de pontos”, prevê.

(Foto: Iphan)
O especialista também atenta ao fato de que Português dividirá 50 questões de Conhecimentos Básicos com outras disciplinas. São elas: Fundamentos da Preservação do Patrimônio Cultural e Noções de Gestão e Administração Pública. Caso a previsão de Marcus Silva se concretize, Português terá um grande peso nas provas. “Pode definir a aprovação no concurso”, destaca o professor.
Especialista indica o estudo por provas anteriores do Cebraspe
O último edital do concurso Iphan foi publicado em 2009. Na época, a organizadora foi a Fundação Universa. A forma da banca é expor as questões com cinco alternativas, sendo apenas uma correta. Tal cobrança não será repetida na seleção deste ano. O Cebraspe, atual banca, apresenta itens em que o candidato deve julgar como certos ou errados.
Por esse motivo, o especialista Marcus Silva não recomenda que os candidatos do concurso Iphan estudem pelo último concurso, e sim pelas provas anteriores e recentes do Cebraspe. Ele indica também o estudo dos seguintes itens de Português:
- Compreensão e interpretação de textos;
- Reconhecimento de tipos e gêneros textuais;
- Ortografia;
- Domínio dos mecanismos de coesão textual;
- Domínio da estrutura morfossintática do período;
- Reescrita de frases e parágrafos do texto.
No vídeo abaixo, saiba mais detalhes das provas do concurso Iphan com o especialista Marcus Silva: [VIDEO id="8151"]
Provas objetivas do concurso serão compostas por 120 questões
Durante 4h30, os candidatos do concurso Iphan responderão a 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. As disciplinas básicas para todos os cargos são: Língua Portuguesa, Fundamentos da Preservação do Patrimônio Cultural, Noções de Gestão e Administração Pública, Atualidades.
Quer cursos preparatórios para o concurso Iphan?
O Cebraspe (antigo Cespe/UnB) apresenta uma estrutura diferente de outras bancas de concursos. As provas são constituídas por tópicos em que o candidato deverá julgar como 'certo' ou 'errado'. Um erro significa a perda dos pontos dos acertos. Veja como vencer a banca Cespe!
As provas objetivas valerão 120 pontos. Será classificado quem obtiver nota superior a 10 pontos em Conhecimentos Básicos, 21 pontos em Conhecimentos Específicos e 36 pontos no conjunto das provas objetivas.
Concurso Iphan oferece 411 vagas para níveis médio e superior
O concurso para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ofrece 411 vagas, distribuídas pelos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Para nível médio e médio/técnico são contempladas 131 vagas para auxiliar institucional. Já os graduados têm chances para técnico I, com 176 vagas, e analista I, com 104.
O número de inscritos no concurso Iphan ainda não foi transmitido pela banca nem pelo órgão. Na terça-feira, 7 de agosto, o Cebraspe publicou a inclusão do tópico 6.2.19 no edital da seleção. O item informa que em cada fase do concurso não serão computados os candidatos negros classificados ou aprovados dentro do número de vagas oferecido a ampla concorrência.
Esses concorrentes constarão tanto da lista dos aprovados dentro do número de vagas da ampla concorrência como também da lista de aprovados para as vagas reservadas a negros.
Notícias mais lidas




