Concurso Iphan: 15% da prova com questões de Português, diz especialista

Professor Marcus Silva especula sobre o percentual de itens de Português que será cobrado nas provas do concurso Iphan.

Autor:
Publicado em:09/08/2018 às 14:05
Atualizado em:09/08/2018 às 14:05

As provas do concurso Iphan serão aplicadas em menos de um mês, no dia 26 de agosto. Por isso, a recomendação é que os candidatos intensifiquem os estudos na reta final antes dos exames objetivos e discursivos. O Cebraspe (antigo Cespe/UnB) é o organizador do concurso para ingresso no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.  

A banca tem a tradição de não informar quantas questões serão cobradas por disciplina. O que pode dificultar o estudo. No entanto, o especialista em concursos públicos, Marcus Silva, acredita que a prova objetiva do concurso Iphan para o cargo de auxiliar institucional terá 15% de Português.

Silva chegou a essa porcentagem após analisar provas recentes do Cebraspe com perfil similar ao cargo que exige apenas nível médio completo. “Espero em torno de 18 a 20 questões de Português. Isso significa, dentro de um total de 120 itens, aproximadamente, 15% do total de pontos”, prevê.

Iphan realiza concurso com 411 vagas para níveis médio e superior
(Foto: Iphan)

 

O especialista também atenta ao fato de que Português dividirá 50 questões de Conhecimentos Básicos com outras disciplinas. São elas: Fundamentos da Preservação do Patrimônio Cultural e Noções de Gestão e Administração Pública. Caso a previsão de Marcus Silva se concretize, Português terá um grande peso nas provas. “Pode definir a aprovação no concurso”, destaca o professor.

Especialista indica o estudo por provas anteriores do Cebraspe

O último edital do concurso Iphan foi publicado em 2009. Na época, a organizadora foi a Fundação Universa. A forma da banca é expor as questões com cinco alternativas, sendo apenas uma correta. Tal cobrança não será repetida na seleção deste ano. O Cebraspe, atual banca, apresenta itens em que o candidato deve julgar como certos ou errados.

Por esse motivo, o especialista Marcus Silva não recomenda que os candidatos do concurso Iphan estudem pelo último concurso, e sim pelas provas anteriores e recentes do Cebraspe. Ele indica também o estudo dos seguintes itens de Português:

  • Compreensão e interpretação de textos;
  • Reconhecimento de tipos e gêneros textuais;
  • Ortografia;
  • Domínio dos mecanismos de coesão textual;
  • Domínio da estrutura morfossintática do período;
  • Reescrita de frases e parágrafos do texto.

No vídeo abaixo, saiba mais detalhes das provas do concurso Iphan com o especialista Marcus Silva: [VIDEO id="8151"]

Provas objetivas do concurso serão compostas por 120 questões

Durante 4h30, os candidatos do concurso Iphan responderão a 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. As disciplinas básicas para todos os cargos são: Língua Portuguesa, Fundamentos da Preservação do Patrimônio Cultural, Noções de Gestão e Administração Pública, Atualidades.

Quer cursos preparatórios para o concurso Iphan? 

O Cebraspe (antigo Cespe/UnB) apresenta uma estrutura diferente de outras bancas de concursos. As provas são constituídas por tópicos em que o candidato deverá julgar como 'certo' ou 'errado'. Um erro significa a perda dos pontos dos acertos. Veja como vencer a banca Cespe!

As provas objetivas valerão 120 pontos. Será classificado quem obtiver nota superior a 10 pontos em Conhecimentos Básicos, 21 pontos em Conhecimentos Específicos e 36 pontos no conjunto das provas objetivas. 

Concurso Iphan oferece 411 vagas para níveis médio e superior

O concurso para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ofrece 411 vagas, distribuídas pelos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Para nível médio e médio/técnico são contempladas 131 vagas para auxiliar institucional. Já os graduados têm chances para técnico I, com 176 vagas, e analista I, com 104. 

O número de inscritos no concurso Iphan ainda não foi transmitido pela banca nem pelo órgão. Na terça-feira, 7 de agosto, o Cebraspe publicou a inclusão do tópico 6.2.19 no edital da seleção. O item informa que em cada fase do concurso não serão computados os candidatos negros classificados ou aprovados dentro do número de vagas oferecido a ampla concorrência.

Esses concorrentes constarão tanto da lista dos aprovados dentro do número de vagas da ampla concorrência como também da lista de aprovados para as vagas reservadas a negros.

Sumário