- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Marinha Corpo Auxiliar de Praça deve ter edital em agosto
Concurso Marinha Corpo Auxiliar de Praça deve ter edital em agosto
O concurso para o Corpo Auxiliar de Praça da Marinha deverá ter edital em agosto. Vagas são para nível médio-técnico e para ambos os sexos.
Mais um concurso da Marinha deverá sair em breve. De acordo com a própria corporação, na primeira quinzena de agosto deverá ser publicado o edital do concurso para o Corpo Auxiliar de Praça (CAP). A seleção é aberta a candidatos, de ambos os sexos, que tenham o nível médio-técnico em uma das áreas.
São aceitos candidatos formados em: Administração, Administração Hospitalar, Contabilidade, Desenho de Arquitetura, Desenho Mecânico, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Estatística, Estruturas Navais, Geodésia e Cartografia, Gráfica, Higiene Dental, Marcenaria, Mecânica, Metalurgia, Meteorologia e Motores.

(Foto: Marinha do Brasil)
Também Nutrição e Dietética, Patologia Clínica, Processamento de Dados, Prótese Dentária, Química, Radiologia Médica, Secretariado, Telecomunicações. A Marinha do Brasil ainda não informou quais destas áreas abrirão vagas no concurso CAP 2018.
Quem pode se candidatar e as etapas do CAP
Todos os anos, a Marinha do Brasil abre concurso para o CAP. Os requisitos são: ter cursado o nível médio-técnico na área listada em Edital, idade entre 18 e 25 anos (em 1º de janeiro de 2019) e estar registrado no órgão fiscalizador da profissão (caso seja exigido). De acordo com a Marinha, os candidatos que ainda vão se formar em 2018 poderão também realizar o concurso ainda este ano.
O concurso é realizado em diversas etapas:
♦ Prova Escrita e da Redação
♦ Verificação de Dados Biográficos
♦ Inspeção de Saúde
♦ Teste de Aptidão Física
♦ Verificação de Documentos
♦ Avaliação Psicológica
Há também a fase do curso de formação. Conforme previsão da Marinha, as provas objetivas devem acontecer na segunda quinzena de novembro.
• Concurso Marinha: dicas de militares para se sair bem no TAF
Situação durante e pós-curso de formação
Ao ingressar no curso de formação, o aluno é matriculado como Praça Especial, no grau hierárquico de Grumete, e receberá uma bolsa-auxílio de R$1.044, valor já atualizado para 2019.
O curso tem o objetivo de preparar para as funções no Serviço Ativo da Marinha (SAM) e duração de 17 semanas, em regime de semi internato. Se for aprovado, ao final do curso, o grumete será nomeado cabo do CAP e passará a receber soldo acima de R$2 mil.
Após a formação inicial na Marinha, o militar do CAP permanece como Cabo por até seis anos, podendo prestar, a partir do segundo ano de Cabo, o exame para o Curso de Habilitação a Sargento. [VIDEO id="7000"]
Notícias mais lidas




