Concurso MP-PI: Cebraspe é escolhido para seleção de promotor

O concurso do Ministério Público do Piauí definiu o Cebraspe como organizador da seleção para o cargo de promotor de justiça.

Autor:
Publicado em:25/10/2018 às 20:00
Atualizado em:25/10/2018 às 20:00

O Ministério Público do Piauí definiu o Cebraspe como o organizador do concurso MP-PI para o cargo de promotor de justiça. A dispensa de licitação oficializando a escolha da banca foi divulgada no Diário Ofical do órgão nesta quinta-feira, 25.

A escolha do organizador foi um importante avanço rumo a publicação do edital, que não tem data definida para ser divulgado. A expectativa é para que o documento saia ainda este ano. A próxima etapa será a divulgação extrato do contrato.

De acordo com a dispensa de licitação, a vigência do contrato será de 12 meses, podendo ser prorrogado por períodos iguais e sucessivos. O prazo, no entanto, não poderá ultrapassar os 60 meses como previsto em lei.

Concurso MP-PI já tem comissão formada

A comissão organizadora do concurso do Ministério Público do Piauí foi formada no início desse ano, quando foi divulgado um edital convocando servidores a se inscreverem para compor a comissão organizadora da seleção para promotoria.

Os membros foram os responsávels pela elaboração do projeto básico, utilizado para contratar a banca organizadora. Embora a comissão já tenha sido formada e a banca definida, a seleção ainda não tem quantidade de vagas definida.

O cargo de promotor do MP-PI exige graduação em Direito e comprovação de exercício de, pelo menos, três anos de atividade jurídica. Com base no último edital, a carreira tem remuneração inicial de R$18.041,24 e as contratações serão feitas sob o regime estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia.

Concurso MP-PI para promotor terá quatro etapas 

A seleção do concurso será composta por quatro etapas:

  • Primeira fase: Inscrição provisória e prova preambular
  • Segunda fase: Provas discursivas
  • Terceira fase: Inscrição definitiva, exames físicos e mentais, exame psicotécnico e realização de sindicância 
  • Quarta fase: Prova oral e prova de títulos

As disciplinas que serão abordadas nas provas do concurso foram divididas em quatro grupos:

Disciplinas 
Grupo I
Direito Penal Direito Processual Penal
Direito Constitucional Direito Eleitoral
Grupo II
Direito Civil Direito Processual Civil
Direito do Consumidor Direito da Infância e Juventude
Grupo III
Direito Administrativo Direito Ambiental
Direito Tributário e Financeiro
Grupo IV
Direito Material Coletivo (difusos, coletivos e individuais homogêneos) Direito Processual Coletivo
Legislação do Ministério Público Noções Gerais de Direito e Formação Humanística

Último concurso MP-PI aconteceu em 2012

O último concurso do Ministério Público do Piauí foi realizado em 2012, quando foram oferecidas 15 vagas, mais formação de cadastro de reserva. A boa notícia é que o Cebraspe tambem foi o organizador da última seleção, o que facilita na hora da preparação.

A prova foi composta por 100 questões, distribuídas por meio das disciplinas de Direito Penal, Processual Penal, Constitucional, Eleitoral, Administrativo, Tributário, Civil, Processual Civil, Difusos e Coletivos, Sanitário, Ambiental, da Infância e Juventude, do Consumidor, Legislação do Ministério Público e Proteção ao Patrimônio Público.

Os aprovados foram convocados para as próximas etapas: exames de sanidade física e mental e perícia médica, sindicância de vida pregressa, prova oral e, por fim, a avaliação de títulos. O concurso ficou válido por quatro anos.

Baixe o edital do concurso MP-PI para promotor 2012

[VIDEO id="7134"]

Sumário