- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso MP-PI reabre inscrições e altera data da prova para promotor
Concurso MP-PI reabre inscrições e altera data da prova para promotor
O MP-PI prorrogou as inscrições do concurso para promotor até o dia 19 de dezembro, pelo site do Cebraspe.
As inscrições do concurso para promotor de justiça do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) foram reabertas. O Cebraspe (antigo Cespe/UnB), banca da seleção, informou que os cadastros serão aceitos a partir desta segunda-feira, 10.
Os interessados poderão se candidatar até as 18h de 19 de dezembro, no site da organizadora. Primeiro, será necessário preencher a ficha cadastral com todos os dados solicitados. Depois, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$250 até o dia 28 de janeiro.
O concurso MP-PI tem oferta de cinco vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva para a carreira de promotor. Para concorrer é preciso ter nível superior em Direito e comprovação de três anos em atividade jurídica. A remuneração inicial é de R$24.818,90.
Somente pessoas com deficiência, doadores de sangue ou de família de baixa renda poderão solicitar a isenção ou redução em 50% da taxa. O prazo para pedir o benefício também foi reaberto e poderá ser feito até o dia 19 de dezembro, pelo site do Cebraspe.
Os motivos para alterações nas datas e nas inscrições não foram informados pelo Ministério Público nem pela banca organizadora. De acordo com o edital, os interessados poderiam se inscrever até 1º de dezembro e as provas seriam no dia 3 de fevereiro.
Provas objetivas do concurso MP-PI serão em 24 de fevereiro
Com a reabertura das inscrições, o cronograma do concurso MP-PI para promotor também sofreu alterações. As provas objetivas, por exemplo, foram adiadas e serão aplicadas no dia 24 de fevereiro.
A data para consulta dos locais de realização dos exames está prevista para ser divulgada em 7 de fevereiro, no site da banca organizadora. Veja as demais datas do concurso para o MP-PI:
Inscrições | 10/12 a 19/12 |
Informação sobre locais de prova | 07/02 |
Prova Objetiva | 24/02 |
Resultado da prova objetiva e convocação para discursiva | 26/03 |
Durante cinco horas, os candidatos deverão responder a 100 questões, divididas em quatro grupos com as seguintes disciplinas:
Grupo I
Direito Constitucional
Direito Eleitoral
Direito Penal
Direito Processual Penal
Grupo II
Direito Civil
Direito Processual Civil
Direito da Infância e Juventude
Direito do Consumidor
Grupo III
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito Financeiro e Tributário
Grupo IV
Direito Material Coletivo (difusos, coletivos e individuais homogêneos)
Direito Processual Coletivo
Legislação do Ministério Público
Noções Gerais de Direito e Formação Humanística
Os classificados na objetiva serão convocados para prova discursiva, realizada em duas datas, sendo 9 e 10 de março. A aplicação em ambos os dias será no turno da tarde, com a cobrança de peça processual ou dissertação e questões dissertativas.
O concurso MP-PI para promotor terá ainda inscrição definitiva, exames de higidez física e mental e sindicância de vida pregressa, prova oral, avaliação de títulos. O prazo de validade da seleção será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
No vídeo abaixo, confira dicas de como estudar sozinho para concursos: [VIDEO id="8458"]
Notícias mais lidas




