- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso MPF: sai convocação para provas orais de procurador
Concurso MPF: sai convocação para provas orais de procurador
Foram publicados o resultado das provas subjetivas do concurso MPF e a convocação para as provas orais para procuradores da república.
O Ministério Público Federal publicou o resultado definitivo das provas subjetivas do concurso para procurador da república. As notas finais obtidas pelos candidatos, após análise dos recursos, foram divulgadas no Diário Oficial da União de quarta-feira, 17.
Os que tiveram as melhores pontuações foram convocados para as provas orais. A etapa será realizada nos dias 25 a 27 de novembro, em Brasília, Distrito Federal.
Veja a convocação para as provas orais do concurso MPF:
No total, 48 candidatos foram convocados para última fase do concurso para procurador da república. A nota de corte foi de 59,22, sendo a média dos pontos obtidos em cada um dos quatro grupos de conteúdos das provas.
De acordo com o edital do concurso MPF , nas provas orais os candidatos serão questionados por um ou mais dos membros da Comissão de Concurso sobre os temas contemplados no ponto sorteado, em cada disciplina. As perguntas serão registradas em gravação de áudio ou por qualquer outro meio que possibilite a sua posterior reprodução.

A prova oral avaliará o domínio do conhecimento jurídico, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo pelo concorrente. A média das provas será obtida pela média aritmética das notas atribuídas a cada uma das disciplinas examinadas.
Na tabela abaixo veja as datas das próximas etapas do concurso MPF:
Resultado final | 6 de dezembro |
Edital com apreciação dos recursos contra o resultado final | 18 de dezembro |
Homologação do resultado final | 20 de dezembro |
Posse | 26 de dezembro |
Concurso MPF para procurador foi suspenso ano passado
O Ministério Público Federal oferece, nesse concurso, 82 vagas no cargo de procurador da República. Os pré-requisitos para concorrer foram nível superior em Direito e três anos de atividade forense. A remuneração inicial é de R$25.260.
O concurso MPF para procurador foi suspenso em 2017 e retomado em junho deste ano pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Na época, o gabarito preliminar das provas objetivas do concurso foi publicado, assim como o novo cronograma da seleção.
A suspensão ocorreu em março de 2017, seguindo a decisão do Juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília. Na ocasião, o processo seletivo foi suspenso em função da ausência de reserva de vagas para candidatos negros. Os inscritos já tinham realizado as provas objetivas, primeira etapa da seleção, no dia 12 de março.
No vídeo abaixo, saiba como se preparar para provas orais em concursos: [VIDEO id="7377"]
Notícias mais lidas




