Concurso MPF: sai homologação do concurso para procurador

O concurso para procurador da república foi homologado na última terça-feira, dia 18 de dezembro.

Autor:
Publicado em:19/12/2018 às 15:57
Atualizado em:19/12/2018 às 15:57

O concurso para procurador da república foi homologado na última terça-feira, dia 18 de dezembro. A publicação está no Diário Oficial da União. A partir dessa data inicia a contagem do prazo de validade do concurso, que será de dois anos. Lembrando que o prazo poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período.  

Anteriormente, a homologação estava prevista para ser publicada no dia 20 deste mês e a posse para o dia 26. Os candidatos podem conferir o edital de homologação no site do Ministério Público Federal (MPF).

O concurso da MPF ofereceu 82 vagas para procurador da República. Dessas seis são para o estados do Rio de Janeiro: uma para Volta Redonda, uma para Macaé e quatro para a capital. A remuneração para o cargo é de R$25.260. Para se candidatar era necessário ter bacharel em Direito e três anos de atividade forense comprovada.

Fachada MPU
Concurso para procuradores é homologado (Foto: Bruna Somma)

Candidatos fizeram cinco provas escritas

A avaliação foi composta por cinco provas escritas, sendo uma objetiva. Além disso, foram realizados exames orais de cada disciplina exigida na seleção. Foram cobradas questões de disciplinas de Direito Constitucional, Eleitoral, Metodologia Jurídica, Proteção Internacional de Direitos Humanos, Direito Ambiental, Administrativo, Tributário, Internacional Público e Privado, Financeiro, Econômico, do Consumidor, Civil, Processual Civil e Processual Penal. Também foi realizada uma avaliação de títulos. 

O concurso chegou a ser suspenso em 2017 e foi retomado em junho deste ano pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge. A suspensão foi realizada seguindo a decisão do Juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília. A motivação foi a ausência de reserva de vagas para candidatos negros.

É comum não ser aprovado em um concurso de primeira. A dica nesses casos é não desanimar e se dedicar ainda mais para as outras seleções. Está nessa situação? Então confira essas dicas. [VIDEO id="8002"]

Sumário