- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso PC DF: 300 vagas de escrivães constam na PLOA 2021
Concurso PC DF: 300 vagas de escrivães constam na PLOA 2021
O governo encaminhou ao Congresso a PLOA 2021. Nela, consta o provimento das 300 vagas de escrivão, conforme trouxe o edital em 2019.
Na última segunda-feira, 31, houve a apresentação do Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021. E para quem aguarda anciosamente uma convocação para ingressar na Polícia Civil do Distrito Federal já pode comemorar: estão previstas as 300 vagas de escrivão.
Para o Fundo Constitucional do Distrito Federal, o documento prevê o preenchimento de mais de 700 vagas para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros e traz, ainda, 300 vagas de provimento na PC DF.
Este número bate com a oferta de vagas do concurso de escrivão, cujo edital foi publicado em 2019 e acontecerá no decorrer deste ano e do próximo, com a realização das etapas de seleção.
O concurso de escrivão, no entanto, ficou suspenso por longos meses em virtude da pandemia do novo Coronavírus e somente neste mês de agosto é que foi retomado.
Diferentemente do agente de polícia, o edital de escrivão não trouxe um cronograma prévio com a previsão de homologação e início das convocações dos aprovados.

(Foto: Divulgação)
PC DF tem o dobro de cargos vagos do que prevê a PLOA 2021
Embora a PLOA 2021 traga a previsão de provimento dos 300 cargos de escrivães Polícia Civil do DF, o número não será suficiente para suprir todos os cargos vagos. E diferentemente do edital de agente, este não prevê a formação de cadastro de reserva.
Conforme consta no Portal da Transparência do Governo do Distrito Federal, a PC DF possui 640 cargos vagos de escrivão, mais do que o dobro do previsto no Orçamento.
No entanto, o provimento deste quantitativo amenizará um déficit que hoje é grande. Isso porque a corporação pode ter 1000 cargos de escrivão e conta com apenas 360 ocupados, atualmente.
Além do escrivão, a PC DF também soma cargos vagos de agente, delegado, perito médico legista, perito criminal, papiloscopista e agente policial de custódia.
Concurso PC DF prova de escrivão é remarcada para outubro
A Polícia Civil do Distrito Federla divulgou no dia 14 de agosto o edital de retificação que remarca as provas objetivas do concurso público de escrivão. O exame, no entanto, ocorrerá um dia antes da prova do agente de polícia.
Essa notícia pegou muita gente de surpresa e divide opiniões. Por um lado, é motivo de comemoração ter duas provas no mesmo final de semana para quem não mora no DF e precisa se deslocar, o custo é menor.
Mas, por outro, ter duas provas a nível PC DF e organizadas pelo Cebraspe, com mais de 100 questões, uma atrás da outra, pode ser cansativo e desgastante, fora a corrida contra o tempo.
No entanto, o fator corrida contra o tempo não é muito um problema. Isso porque as provas do escrivão seriam aplicadas em março de 2020, e não aconteceram apenas por conta da pandemia.
O edital trouxe 300 vagas efetivas para provimento imediato. A carreira conta com ganhos iniciais de R$8 mil, podendo chegar a R$13 mil ao longo da carreira. O regime de contratação é o estatutário, com estabilidade.
A prova objetiva do escrivão terá 120 questões, no estilo certo ou errado, característica do Cebraspe, onde uma errada anula uma certa. Dessas, serão 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos com quatro horas e meia de duração, e compostas por:
Conhecimentos Básicos - 50 questões
- Língua Portuguesa
- Língua Inglesa
- Conhecimentos sobre o Distrito Federal
- Atualidades (somente para a Prova Discursiva)
Conhecimentos específicos - 70 questões
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Penal
- Noções de Direito Processual Penal
- Noções de Direitos Humanos
- Informática
- Matemática e raciocínio lógico
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!
✔ E-books
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas
Notícias mais lidas




