- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso PC PA: mesmo com pandemia, preparativos são mantidos
Concurso PC PA: mesmo com pandemia, preparativos são mantidos
A Polícia Civil do Estado do Pará prepara um novo concurso e mantém em andamento os preparativos do edital mesmo com a pandemia.
Mesmo com diversos concursos sendo afetados com a pandemia do novo Coronavírus, alguns órgãos mantiveram seus preparativos e deram sobrevidas aos seus editais. A intenção é repor o quadro o quanto antes, sendo esse também o caso da Polícia Civil do Estado do Pará.
De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração do Estado do Pará.
"Todo o processo interno, referente ao planejamento dos concursos previstos para 2020, continuam em andamento, pois a Seplad trabalha dentro da sua competência para que a execução de cada processo não seja prejudicada."
Além do concurso da Polícia Civil do Pará, a Seplad confirmou que estão em andamento os preparativos de mais de dez concursos previstos em cargos de todos os níveis de escolaridade.
+ Concurso PC PA tem processo licitatório retomado. Cebraspe é cotado!
As chances são para as áreas da Saúde, Educação, Sistema Penitenciário e outros, cujos editais estão previstos para este ano, sendo eles:
- Procuradoria Geral do Estado (PGE) – área administrativa (níveis médio e superior);
- Secretária de Educação (Seduc) – nível superior;
- Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) – níveis médio e superior;
- Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) – níveis médio e superior;
- Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) – níveis médio e superior;
- Hospital Ophir Loyola (HOL) – níveis médio e superior;
- Hospital de Clínicas Gaspar Viana (FHCGV) – níveis médio e superior;
- Polícia Civil do Estado do Pará (PCPA) – nível superior;
- Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA) - níveis médio e superior;
- Universidade do Estado do Pará (Uepa);
- Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe)

(Foto: Divulgação)
Concurso PC PA tem edital previsto para este semestre
Em fevereiro, os candidatos receberam uma excelente notícia de que o concurso PC PA está garantido para este ano. A informação foi divulgada pelo presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia - CONCPC, delegado Robson Candido
Robson também é delegado e diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal. Por meio de sua conta oficial do Instagram, o representante confirmou a previsão após contato com o delegado da Polícia Civil do Pará, Alberto Teixeira.
Segundo o presidente, ele está em diálogo direto com os diretores e delegados gerais de diversas corporações do país. Na época, o chefe da PC PA ainda deu detalhes sobre o déficit das carreiras, e estimativa de nomeações, além da previsão de ingresso na academia.
- Efetivo em lei para a Polícia Civil-PA: 5.600 vagas
- Efetivo atual: 3.170 cargos preenchidos
- Déficit: 43,39%
- Nomeações: primeiro semestre de 2022
- Previsão de chamamento à Academia: segundo semestre de 2021; e
- Previsão de nomeação: primeiro semestre de 2022.
A Polícia Civil do Estado do Pará teve seu processo licitatório retomado, logo após ter sido suspenso pela Justiça por duas vezes. A informação da retomada foi confirmada pela Seplad e pelo diretor-geral da PC PA.
A expectativa é de que a modalidade escolhida permaneça sendo a concorrência, do tipo técnica e preço. Não há previsão para a abertura das propostas. O Cebraspe está entre as empresas cotadas para organizar o concurso. O próprio diretor-geral já confirmou que o processo terá a participação da banca.
Polícia Civil PA tem 1,4 mil vagas confirmadas
Além dessas informações, a Polícia Civil do Estado do Pará também já tem quantitativo de vagas confirmado. A oferta autorizada foi de 1.495 vagas para os cargos de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista, com a seguinte distribuição:
Delegado | 265 vagas |
Escrivão | 252 vagas |
Investigador | 818 vagas |
Papiloscopista | 160 vagas |
Para concorrer, será preciso ter nível superior completo. As remunerações atualizadas ainda não foram confirmadas, mas, de acordo com o concurso anterior, os ganhos eram de R$5.204,05 para as funções de investigador, escrivão e papiloscopista e R$12.250 para o delegado.
O projeto básico do concurso já revelou informações importantes, tais como requisitos e etapas de seleção do próximo edital. A expectativa é para que os concorrentes possam ser avaliados por meio de duas fases, sendo primeira composta por seis etapas:
- prova escritas;
- prova oral;
- prova de capacitação física;
- exames médicos;
- exames psicológicos; e
- investigação social e criminal.
Para a segunda fase, será ministrado um curso técnico-profissional. A Academia de Polícia Civil ficará responsável pela formação dos alunos, que terá carga horária mínima de 480 horas.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!
✔ E-books
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas
Notícias mais lidas




