Concurso PC-PR: aval para 766 vagas de investigador pode sair este ano

Um novo concurso com 766 vagas de investigador para Polícia Civil do Paraná está em estudo pelo governo do Estado.

Autor:
Publicado em:13/06/2019 às 09:37
Atualizado em:13/06/2019 às 09:37

A Polícia Civil do Paraná solicitou a abertura de um novo concurso com 766 vagas para investigador. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, a autorização do governo pode sair ainda este ano. As informações foram passadas pela pasta à FOLHA DIRIGIDA nesta quinta-feira, 13.

O processo teve três avanços desde o dia 10 de junho. No momento, está em análise pela Diretoria Geral da Secretaria de Segurança e pela Assessoria Técnica. Detalhes como orçamento e impacto financeiro dos novos agentes estão em estudo.

O setor de Recursos Humanos da pasta informou que os trâmites estão em negociação e que devem ser aprovados, em breve, pelo secretário. Depois disso, a autorização deve ser concedida pelo governador ainda em 2019. A previsão da Secretaria é que isso ocorra até agosto.

A Polícia Civil, segundo a pasta da Segurança, ainda tem outras solicitações de novos concursos. Como por exemplo, para escrivão, papiloscopista, delegado, médico legista. As autorizações podem ser concedidas em conjunto.

Polícia Civil-PR solicita concurso com mais de 700 vagas para
investigador (Foto: Prefeitura de Jacarezinho)

 

Também procurado por FOLHA DIRIGIDA, o grupo auxiliar de Recursos Humanos da Polícia Civil-PR disse ter grande expectativa para autorização desse concurso. Para corporação, o aval para o novo edital deve vir a médio prazo. Mas, que as perspectivas são positivas tendo em vista os últimos avanços no processo.

. Como estudar para concurso público sem edital?
Estuda e trabalha? Saiba como superar esse desafio

Proposta do concurso PC-PR foi aprovada em 2017

A proposta de abertura do concurso PC-PR para investigador foi aprovada pelo Conselho da Polícia Civil em 2017. Porém, foi enviada para análise do governo apenas em fevereiro deste ano. Desde então, já registrou 20 tramitações internas rumo a autorização governamental.

O processo voltou a movimentar em junho após mais de um mês parado. O setor de Recursos Humanos da Secretaria de Segurança explicou à reportagem que o retorno da tramitação é um sinal verde para a autorização.

Os concursos para investigador da Polícia Civil do Paraná perderam a validade em 2014. Desde então, a corporação não tem cadastro de aprovados para suprir as carências por aposentadorias, mortes, exonerações e desligamentos em geral.

Para ser um investigador é preciso ter nível superior em qualquer área. Os ganhos iniciais são de R$5.478,49.

Último concurso para investigador foi há dez anos

A última seleção para investigador da PC-PR foi realizada em 2009 pela Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops). Além desse cargo, o edital trouxe oferta para escrivão e papiloscopista.

  • Inicie sua preparação com base no último edital!

Os candidatos foram avaliados por provas objetivas de 50 questões sobre Língua Portuguesa, Economia, Demografia Paranaense, Noções de Informática, Raciocínio Lógico, Estatuto da Polícia Civil, Legislação Específica e Direitos (Penal, Constitucional, Administrativo e Processual Penal).

Além disso, foram aplicadas provas de higidez e aptidão físicas e investigação de conduta. Vale lembrar que todas as etapas do concurso foram realizadas na cidade de Curitiba.

Veja outros concursos de Segurança previstos para 2019: [VIDEO id="8473"]

Sumário