- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso PC TO 2021: governo autoriza novo edital e forma comissão
Concurso PC TO 2021: governo autoriza novo edital e forma comissão
Governador do Tocantins, Mauro Carlesse, autoriza a abertura de novo concurso para Polícia Civil e forma a comissão organizadora.
O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, autorizou nesta quarta-feira, 3, a realização de novo concurso para Polícia Civil. Na ocasião, também foi formada a comissão que será responsável por organizar o processo seletivo.
“Precisamos aparelhar o estado, investindo em Segurança Pública. O novo concurso é uma necessidade e uma responsabilidade já ajustando para os anos seguintes. O concurso mostra qualidade, traz pessoas com capacidade”, disse o governador.
Além do anúncio do próximo concurso PC TO, o governo também assinou a nomeação de novos policiais civis, aprovados na última seleção. Serão convocados 46 delegados, escrivães e peritos para compor o efetivo da corporação. Eles já concluíram o curso de formação.
A validade do último concurso para Polícia Civil do Tocantins vence neste mês de março. Com isso, o governo realizou a última chamada de aprovados e já anunciou os preparativos do novo edital. De forma a assumir um compromisso de fortalecer a Segurança do estado.
Também presente na cerimônia, o secretário de segurança pública, Cristiano Barbosa Sampaio, destacou a importância do novo concurso para oxigenar os quadros da Polícia Civil. A expectativa é que o edital seja publicado ainda em 2021.
“É esse capital humano que faz com que as coisas aconteçam. Ao anunciar esse novo concurso, o senhor dá uma mensagem que a Segurança é importante. Reafirmo o compromisso de aumentar a segurança no estado”, disse Sampaio ao governador.

(Foto: Reprodução/Facebook)
Para divulgar o novo edital do concurso PC TO, o Estado teve que adequar o orçamento à Lei de Responsabilidade Fiscal. O que foi frisado pelo vice-governador, Wanderlei Barbosa Castro.
“Só podemos fazer o concurso se tivermos condição de chamar os aprovados. Houve todo um cuidado para que o governo estivesse enquadrado, atendendo as leis. Que esse concurso seja mais uma vitória do povo tocantinense”, afirmou Castro.
O governo não informou quais carreiras serão contempladas no próximo concurso, assim como o número de vagas que será aberto. Entre o final do ano passado e o início de 2021, o Tocantins já teve editais publicados para ingresso na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros.
Inicie sua preparação para o novo concurso PC TO
Com a proximidade do novo concurso PC TO, os interessados não devem esperar o edital para começar os estudos. A preparação antecipada aumenta as chances de aprovação no cargo público.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.
Conheça os cursos e comece já sua preparação!
Resumo concurso PC TO
- Órgão: Polícia Civil do Tocantins
- Cargos: a definir
- Vagas: a definir
- Banca: a definir
- Status: autorizado e com comissão formada
Concurso PC TO: último edital trouxe mais de 500 vagas
Em 2014, foi publicado o último edital do concurso PC TO. Ao todo, foram oferecidas 515 vagas para carreiras de nível superior. Confira a distribuição das oportunidades:
- Delegado: 131 vagas (97 imediatas, 29 para cadastro e 5 para pessoas com deficiência);
- Médico Legista: 12 vagas (9 imediatas e três para cadastro);
- Peritos: 74 vagas (56 imediatas e 18 para cadastro);
- Agente de necrotomia: 26 vagas (19 imediatas, 6 cadastro e 1 PcD);
- Papiloscopista: 13 vagas (9 imediatas, 3 cadastro e 1 PcD);
- Escrivão: 210 vagas (153 imediatas, 48 cadastro e 9 PcD);
- Agente de polícia: 49 vagas (35 imediatas, 11 cadastro e 3 PcD).
A carreira de delegado exigiu Bacharelado em Direito para inscrição. Os agentes, escrivães e papiloscopistas tiveram como requisito a graduação em qualquer área e habilitação na categoria B.
Enquanto para agente de necrotomia foi preciso ser graduado em Enfermagem e ter também CNH categoria B. As remunerações, na época, chegaram a R$10.735,28, com possibilidade de reajustes.
Os concorrentes foram submetidos a provas objetiva e discursiva, exames médico e psicológico, teste de aptidão física e avaliação de títulos. Além disso, foram avaliados no curso de formação.
O concurso foi homologado em 2017. O resultado final ficou válido por dois anos, sendo prorrogado, em 2019, por igual período.
Notícias mais lidas




