- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso PF: 644 agentes de polícia são nomeados após CFP
Concurso PF: 644 agentes de polícia são nomeados após CFP
Primeiro curso de formação do concurso PF 2021 é concluído e mais de 600 agentes são nomeados. Portaria já foi publicada no DOU.
A primeira turma do curso de formação profissional (CFP) do concurso PF 2021 foi finalizada. Dessa forma, 644 agentes de polícia foram nomeados e já podem assumir os seus respectivos cargos na corporação.
A portaria que oficializou a nomeação desses aprovados, após o CFP, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 29 de dezembro.
Após o ato, a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) comemorou a nomeação dos agentes por meio das redes sociais.
"Parabéns aos novos #PoliciaisFederais! Contem conosco, colegas!", disse a federação.
♦ Prepare-se para concursos e seja aprovado! ♦
Próximo CFP do concurso PF terá início em fevereiro
Recentemente, o cronograma para a realização do curso de formação do concurso PF foi retificado e conta com novas datas. O cronograma feito pela banca e corporação divide os candidatos pelos cargos, sendo duas turmas para agentes de polícia:
Agente de Polícia Federal, primeira turma, de 15 de outubro de 2021 a 22 de dezembro de 2021;- Agente de Polícia Federal, segunda turma, de 13 de junho de 2022 a 2 de setembro de 2022;
- Escrivão de Polícia Federal e Papiloscopista Policial Federal, de 21 de fevereiro de 2022 a 13 de maio de 2022;
- Delegado de Polícia Federal, de 13 de junho de 2022 a 2 de setembro de 2022.
A primeira turma é referente aos mais de 600 que já foram nomeados.
O curso de formação será realizado pela Academia Nacional de Polícia, no Distrito Federal, exigindo-se do aluno tempo integral, com frequência obrigatória e dedicação exclusiva, podendo ser desenvolvidas atividades, a critério da Administração, em qualquer Unidade da Federação.
A ordem de classificação obtida no Curso de Formação Profissional será obedecida para efeitos de escolha de lotação para todos os candidatos.

(Foto: Divulgação)
Concurso PF tem oferta de 1.500 vagas
Publicado em janeiro de 2021, o concurso PF tem oferta de 1.500 vagas imediatas e efetivas. Além disso, o presidente Jair Bolsonaro deverá permitir a chamada de 500 excedentes.
No entanto, a comissão de aprovados luta para zerar a lista do cadastro de reserva e chamar todos os candidatos. E já conta com a ajuda do presidente.
O presidente conversou, por ligação, com o Ministro da Justiça, Anderson Torres, que explicou que estão negociando com a Economia sobre as chamadas de excedentes.
"Nós pedimos uma autorização da Economia para chamar até 100% do número de vagas. O que está muito difícil de superar é chamar mais de 100%. Fizemos um concurso para 1.500 vagas, chamar até 3 mil é muito viável, agora mais que isso é muito díficil pela Economia e pela Legislação também", explicou o ministro.
Todas as vagas do concurso PF são para graduados, com nível superior. As carreiras têm jornada de trabalho de 40 horas semanais e a distribuição das vagas imediatas por cargo confirmada é a seguinte:
- Agente de polícia - 893 vagas
- Escrivão de polícia - 400 vagas;
- Papiloscopista policial federal - 84 vagas;
- Delegado de polícia - 123 vagas.
As vagas oferecidas são em formato nacional, ou seja, sem distribuição por regiões. A Polícia Federal convocará de acordo com suas necessidades.
Notícias mais lidas




