Concurso PF: banca confirma alteração nas datas das próximas fases

O Cebraspe, organizador do concurso PF, confirmou que as datas das próximas fases também serão alteradas.

Autor:
Publicado em:13/08/2018 às 09:38
Atualizado em:13/08/2018 às 09:38

Após a reabertura das inscrições para algumas áreas do cargo de perito do concurso PF, além da alteração na data das provas objetiva e discursiva, o Cebraspe, organizador da seleção, informou que as próximas fases também serão afetadas. A banca emitiu um comunicado informando que o novo cronograma será divulgado em breve. O novo prazo para inscrições de candidatos a peritos encerra nesta segunda-feira, 13.

De acordo com a nota divulgada pela banca, serão afetadas as datas previstas para a realização de todas as etapas, bem como o teste de aptidão física, prova oral, prova prática de digitação, avaliação médica, avaliação psicológica, investigação social e, também, o prazo para matrícula e execução do curso de formação profissional.

"As datas de realização das fases de que tratam os subitens mencionados serão divulgadas oportunamente, nos editais de convocação para as referidas fases", informou o Cebraspe, em nota.

Novo prazo para inscrição encerra nesta segunda, 13

Os candidatos que ainda sonham como uma vaga para o cargo de perito devem correr para garantir participação no concurso da Polícia Federal. As inscrições terminam às 18h desta segunda-feira, 13, devendo ser realizadas pelo site do Cebraspe, o organizador da seleção.

Para confirmar presença é preciso acessar o site da banca e preencher o formulário com os principais dados para cadastro, além de quitar a taxa de R$250 por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU).

A reabertura do prazo foi divulgada no dia 6 de agosto. Isso foi possível somente para o cargo de perito, em condições específicas, nas áreas 5, 6 e 10 para deficientes e negros e nas áreas 7, 9 e 11 apenas para os deficientes.

A banca precisou retificar o edital de abertura do concurso PF, logo, reabrindo o prazo para inscrições, para permitir a inscrição de candidatos negros e/ou pessoas com deficiência em cotas na carreira de perito criminal. Com isso, todo o cronograma precisou ser modificado.

concurso PF modificará cronograma da seleção (Foto: Divulgação/PF)
Concurso PF modificará todo o cronograma da seleção, diz Cebraspe
(Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Primeira etapa é alterada para 16 de setembro

A reabertura de inscrições do concurso PF implicou, também, na alteração na data das provas objetiva e discursiva, que já foi confirmada pela banca: 16 de setembro, domingo. Inicialmente, a primeira etapa estava prevista para 19 de agosto. O edital de convocação, informando quando serão publicados os locais, será publicado a partir do dia 6 de setembro, no site do Cebraspe, o organizador.

Os exames da primeira etapa terão caráter eliminatório e classificatório. A primeira etapas, bem como as outras como o exame de aptidão física, a prova prática de digitação, a avaliação médica, a avaliação psicológica, a avaliação de títulos serão aplicadas em todas as capitais do país, além do Distrito Federal. A prova objetiva do concurso da Polícia Federal será composta por 120 questões.

curso PF perito

Os candidatos responderão a questões de Conhecimentos Gerais e Específicos, de acordo com o cargo pretendido. Para todos os cargos do concurso PF, exceto o delegado, as provas permanecem previstas para o turno da tarde e com cinco horas de duração. Os concorrentes a delegado realizarão o exame objetivo no turno da manhã e o discursivo na parte da tarde, com quatro horas cada.

O resultado preliminar da prova objetiva está previsto para sair no dia 19 de setembro. Todos os participantes realizarão um texto dissertativo de, no máximo, 30 linhas, exceto o delegado, que fará três questões dissertativas. O resultado final da prova objetiva e o provisório da discursiva ficam previstos para sair no dia 10 de outubro, no site da banca. Confira as demais etapas: 

Exame de aptidão física;
- Prova oral (somente delegado);
- Avaliação médica;
- Avaliação psicológica;
- Avaliação de títulos (somente delegado e perito);
- Prova prática de digitação (somente escrivão).
- Investigação social;
- Curso de formação.

Antes de começar a estudar, 
não deixe de ler este e-book!

Guia Indispensável de Estudos para Concursos[VIDEO id="7687"]

Sumário