Concurso PF: com 199 aposentadorias, convocações podem acelerar

O déficit da PF vem crescendo a cada mês. Somente este ano já foram 199 saídas, o que pode acelerar as convocações no próximo concurso.

Autor:
Publicado em:06/08/2018 às 09:36
Atualizado em:06/08/2018 às 09:36

O mês de agosto será decisivo para os candidatos do concurso PF, em razão do início da primeira etapa de seleção. Esse é um avanço importante, pois o quanto antes a corporação concluir todas as fases, mais rápido poderá contar com os novos servidores. Por falar em contratações, a perspectiva é de um bom número além das 500 autorizadas. Isso porque a Polícia Federal já registrou, somente este ano, 199 aposentadorias, o que aumenta a defasagem do seu quadro de pessoal.

A soma das aposentadorias foi feita com base no período entre os meses de janeiro e junho, de acordo com dados obtidos no Painel Estatístico de Pessoal do Ministério do Planejamento. Fechando o primeiro semestre de 2018, o mês de junho foi o segundo com o maior número de aposentarias, sendo 38 no total, ficando atrás apenas de março, que registrou 40 saídas.

34% das inatividades vieram da Região Sudeste

Em junho, a região com maior índice de aposentadorias foi a Sudeste, com 34%, o que totaliza 13 servidores deixando a corporação. Em seguida, Centro-Oeste e Nordeste totalizaram nove saídas cada. A Região Sul contabilizou seis servidores abandonando seus cargos, enquanto que o Norte teve apenas um caso para a estatística. Deste total, 28 eram do sexo masculino e dez do feminino, por diversos motivos: voluntário, invalidez e compulsório.

Fazendo um balanço da Região Sudeste, a mais afetada, o Estado de São Paulo foi quem registrou mais aposentadorias no mês de junho, sendo seis no total. Rio e Minas tiveram três casos cada, enquanto que o Espírito Santo registrou apenas uma saída durante todo o período. Dessa região, foram dez homens saíndo e três mulheres. O número quase dobrou com relação ao mês de maio, onde foram contabilizadas apenas sete aposentadorias, sendo quatro em São Paulo e três no Rio.

Novo concurso PF aliviará o déficit de pessoal (Foto: Divulgação/PF)
Concurso PF servirá para suprir o déficit de aposentadorias da corporação
(Foto: Divulgação)

Convocação para as provas sai na quinta, 9

Até o momento, a Polícia Federal e o Cebraspe, o organizador da seleção, ainda não divulgaram o número final de inscritos. A expectativa é para uma grande concorrência pelas 500 vagas, que estão distribuídas por meio dos cinco cargos. A boa notícia é que ainda esta semana sairá o edital de convocação para as provas e os candidatos saberão quando sairão os locais de aplicação das provas.

O documento de convocação será divulgado no Diário Oficial da União e no site do Cebraspe, organizador. A banca, por sua vez, não adiantou quando serão divulgados oficialmente os locais, sendo a data conhecida apenas com a publicação deste documento.

Primeira etapa será realizada este mês

O concurso da Polícia Federal será realizado por meio de diversas etapas. E a primeira delas, as provas objetiva e discursiva, será realizada no dia 19 de agosto, domingo, para todos os cargos e em dois turnos. O exame terá caráter eliminatório e classificatório, ocorrendo em todas as capitais, além do Distrito Federal.

Para os cargos de agente, perito, escrivão e papiloscopista as provas serão no turno da tarde, com duração de cinco horas. Já o delegado prestará o exame no turno da manhã e terá somente quatro horas para conclusão. A prova objetiva terá 120 questões, com disciplinas de Conhecimentos Gerais e Específicos. O resultado da prova objetiva está previsto para sair em 19 de setembro.

A prova discursiva também varia de acordo com a carreira, com todos realizando um texto dissertativo de no máximo 30 linhas, exceto o delegado que terá três questões dissertativas

Exame de aptidão física;
- Prova oral (somente delegado);
- Avaliação médica;
- Avaliação psicológica;
- Avaliação de títulos (somente delegado e perito);
- Prova prática de digitação (somente escrivão).
- Investigação social;
- Curso de formação.

O edital do concurso PF foi divulgado no dia 15 de junho, no Diário Oficial da União, com 500 vagas para os cargos de agente, escrivão, delegado, perito e papiloscopista, com requisito de nível superior. A remuneração inicial varia de acordo com o cargo, podendo chegar a R$23.130 e carga horária de de 40 horas semanais. Do total das vagas, 373 são para disputa em ampla concorrência. Há também reserva de vagas para deficientes (27) e negros (100).

Baixe o e-book "25 dicas de Direito Constitucional"

Baixe o e-book "10 erros que você não pode cometer em teste físico"
[VIDEO id="8116"]

Sumário