- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso PF: em enquete, maioria diz que não comparecerá às provas
Concurso PF: em enquete, maioria diz que não comparecerá às provas
Com pedidos de suspensão, o concurso da PF tem provas marcadas para domingo, 23, e divide opinião dos inscritos sobre prestar o exame. Veja!
Faltando três dias para a aplicação, as provas do concurso PF 2021 seguem com o noticiário em alta.
Segundo a Polícia Federal e a banca Cebraspe, os exames continuam confirmados para o próximo domingo, 23, mas ações judiciais pedem seu adiamento, o que pode ocorrer a qualquer momento.
+ Com parecer federal, Cebraspe confirma provas do concurso PF dia 23
Entre os candidatos, o clima é de preocupação e a aplicação das provas divide opiniões. Folha Dirigida realizou uma enquete em suas redes sociais para saber o que pensam os inscritos.
Perguntados se iriam comparecer para realizar às provas no domingo, 23, a maioria respondeu que não.
A enquete realizada no Instagram registrou 970 votos em 24 horas. Destes, 517 votaram que não pretendem ir fazer a prova no domingo, 23. E os demais 453 que sim.
Concurso Polícia Federal 2021 - Você vai fazer a prova no domingo?
Folha Dirigida também fez essa pergunta em seu canal de YouTube. O resultado novamente apontou para o não comparecimento à prova.
Foram recebidos 441 votos, em dois dias. Destes, 56% responderam que não pretendem comparecer para fazer o exame, e 44% que sim.
DPU e MPF pedem adiamento das provas PF 2021
O adiamento das provas do concurso da Polícia Federal vem sendo pedido pelos inscritos e também por órgãos públicos. Há uma uma ação popular movida por diversos candidatos pedindo a suspensão da prova.
A ação foi protocolada pelo advogado José Moura Neto e contém diversos relatos, provas e denúncias de candidatos referentes à aplicação das provas da Polícia Rodoviária Federal (aplicada no início do mês pelo Cebraspe).
Logo em seguida, o Ministério Público Federal (MPF) também se manifestou, entrando com uma ação pedindo o adiamento das provas e intimando o Cebraspe, organizador. Veja o que pede o MPF:
"A concessão da tutela de urgência de natureza antecipada, inaudita altera parte, com fulcro no art. 300, caput e §2º, do CPC, no sentido de determinar medida de suspensão da aplicação das provas do certame para o provimento de vagas em cargos da Policial Federal, prevista para ocorrer no dia 23 de maio de 2021."
Nesta quinta-feira, 20, mais um desdobramento. A Defensoria Pública da União (DPU) se manifestou e entrou na ação popular de São Paulo que pede o adiamento das provas do concurso PF.

(Foto: Divulgação)
A defensoria ingressou por dependência e, segundo o advogado José Moura Neto, a sua chegada ao caso poderá ajudar e muito na pressão pela liminar de suspensão.
+ Concurso PF: DPU ingressa na ação de SP para reforçar o adiamento
A DPU entrou na ação de qualidade de amicus curiae. O documento está assinado e despachado pelo defensor Nacional de Direitos Humanos, André Porciúncula.
O advogado José Moura Neto explica que o amicus curiae dá suporte e elementos probatórios para ajudar a uma das partes no processo. Nesse caso, em favor dos candidatos e de quem está pedindo o adiamento das provas.
Enquanto este processo ainda segue em andamento, o Cebraspe conseguiu na noite da quarta-feira, 19, um parecer federal e divulgou um comunicado mantendo o exame na data prevista.
O parecer foi dado pela União e aprovado pelo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Anderson Torres. O documento permite a aplicação das provas em Curitiba.
+ Concurso PF: Curitiba ameaça punir quem descumprir o decreto
Atualmente a cidade tem em vigência um decreto de restrição de realização de concursos e processos seletivos, por conta do Coronavírus. Apesar disso, segue sendo um dos locais de provas do concurso PF, que foram divulgados pela banca no dia 18 de maio.
O concurso da Polícia Federal seleciona para 1.500 vagas e recebeu mais de 321 mil inscrições.
Notícias mais lidas




