- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso PF: saem gabaritos preliminares das provas de domingo, 16
Concurso PF: saem gabaritos preliminares das provas de domingo, 16
O Cebraspe divulgou os gabaritos preliminares das provas do concurso da Polícia Federal. O prazo para recurso abre nesta quarta, 19.
Atenção, concuseiros. Foram divulgados os gabaritos preliminares das provas objetivas do concurso da Polícia Federal. Os exames foram realizados no último domingo, 16, em todo o país. A publicação aconteceu nesta terça-feira, 18, no site do Cebraspe, o organizador da seleção.
Para ter acesso ao documento com as respostas, basta acessar o site da banca, pesquisar a área destinada ao concurso da PF e efetuar o login. No entanto, também é possível baixar os gabaritos e cadernos de questões clicando no botão abaixo:
Recursos são aceitos a partir desta quarta-feira, 19
Os candidatos que não concordarem com as respostas divulgadas pela banca poderão entrar com pedido de recurso. O prazo será aberto às 9h desta quarta-feira, 19, e ficará disponível até as 18h de quinta-feira, 20, pelo site do Cebraspe, o organizador da seleção.
Para fazer o requerimento, o candidato deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso. De acordo com a banca, todos os recursos serão avaliados por uma comissão examinadora e as respostas serão publicadas no site da banca, com as devidas justificativas para uma possível alteração ou anulação.
A banca pede que o candidato que enviar a sua solicitação seja claro, consistente e objetivo. Os pedidos fora deste padrão não serão analisados pela organização, sendo classificados como indeferidos. Os recursos serão aceitos somente pela internet.

(Foto: Divulgação/PF)
Provas mantiveram o padrão e aconteceram sob normalidade
No domingo, 16, eram esperados mais de 147 mil candidatos para a primeira etapa do concurso da Polícia Federal. A reportagem de FOLHA DIRIGIDA realizou uma cobertura em tempo real e ouviu a depoimento de alguns candidatos, que realiram provas em dois turnos: manhã e tarde.
Na Universidade Cândido Mendes, no Centro do Rio de Janeiro, o candidato Renan Chagas avaliou a prova de delegado como uma justa e direcionada para a carreira, enquanto seu concorrente Késio Carneiro disse ter considerado a prova tranquila e bem elaborada, mas não estava tão preparado quanto gostaria para o exame.
Já na parte da tarde foi a vez dos cargos de agente, perito, escrivão e papiloscopita realizarem as provas objetivas, enquanto os concorrentes ao cargo de delegado prestaram a sua segunda prova que foi uma avaliação discursiva. FOLHA DIRIGIDA conversou com especialistas, que avaliaram a prova do cargo de agente.
Na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, no Centro da cidade, os candidatos disseram que as provas seguiram o que estava previsto no edital. "A prova estava bem de acordo com o programa, tudo o que foi pedido caiu. Quem estudou com base no edital conseguiu fazer uma boa prova", avaliou a candidata Maria Teresa.
Provas da PF somam quase 35 mil faltosos
As provas do concurso da Polícia Federal registrou quase 35 mil faltosos. O dado foi divulgado pelo Cebraspe, com exclusividade à FOLHA DIRIGIDA, na última segunda-feira, 17. Segundo a banca, foram 30,73% de abstenção para o cargo de delegado e 22,68% para as demais funções.
Atenção para os critérios que eliminam os candidatos do concurso, no que diz respeito às notas da prova. No caso de perito, é preciso obter pelo menos dez pontos em Conhecimentos Básicos e no mínimo 21 em Conhecimentos Específicos. No somatório geral é exigido pelo menos 48 pontos, assim como para delegados.
Os demais candidatos, precisam de, pelo menos, seis pontos no bloco I, três no bloco II e dois pontos no bloco III. A soma geral também deve ser igual ou maior que 48 pontos. O concurso da Polícia Federal oferece 500 vagas para os cargos de agente, delegado, escrivão, perito e papiloscopista. O edital foi publicado em 15 de junho, no Diário Oficial da União e no site do Cebraspe. [VIDEO id="5471"]
Notícias mais lidas




