Concurso PM-MG: corporação mantém provas, após boatos no WhatsApp

Após boatos em relação à data da prova do concurso para soldado da PM-MG, corporação confirma avaliações para o dia 2 de setembro.

Autor:
Publicado em:27/08/2018 às 09:44
Atualizado em:27/08/2018 às 09:44

A Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG) confirmou que as provas objetivas do concurso para soldados serão no próximo domingo, 2 de setembro. A informação foi dada pela corporação, após boatos sobre a possível mudança da data circularem por grupos de WhatsApp. 

De acordo com a PM-MG, todas as informações oficiais sobre o concurso para soldados estão disponíveis no site do Centro de Recrutamento e Seleção da Polícia Militar de Minas Gerais, responsável pela seleção.

PM-MG confirma provas objetivas para soldados no dia 2 de setembro (Foto: ACO/52º BPM)
PM-MG confirma provas objetivas para soldados
no dia 2 de setembro (Foto: ACO/52º BPM)

Ainda segundo a corporação, qualquer modificação no decorrer das etapas será comunicada pela PM-MG. No dia 2 de setembro, os candidatos ao cargo de soldado da Polícia Militar realizarão a prova objetiva do Concurso de Formação de Soldados (CFSd), que oferece 1.560 vagas para a instituição.

A prova objetiva, considerada a primeira fase do concurso, terá início às 8h30 e será nas seguintes cidades mineiras: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas. 

Os candidatos ao posto de soldado da PM-MG deverão responder a 40 questões, sendo: Língua Portuguesa (dez); Direito Penal (seis); Direito Constitucional (seis); Direito Penal Militar (seis); Estatística (quatro); Direitos Humanos (quatro); e Legislação Extravagante (quatro).

Concurso PM-MG terá duas etapas de avaliação

O concurso PM-MG terá, além da prova objetiva, mais uma etapa de avaliação, que será composta por avaliações psicológicas, Avaliação Física Militar (AFM), exames de saúde (preliminares e complementares) e exame toxicológico.

Serão convocados para esta etapa apenas os que forem considerados classificados na prova objetiva. A convocação para a segunda fase e o resultado da primeira serão publicados no dia 4 de outubro. 

Avaliação psicológica

As avaliações psicológicas, de caráter eliminatório, poderão ser realizadas em Belo Horizonte, Contagem ou Betim, em Minas Gerais, por clínicas psicológicas credenciadas e supervisionadas pela PM-MG, e que serão divulgadas aos candidatos no ato da convocação para a realização dos exames. 

Estes exames serão custeados pelos candidatos e compreenderão, no mínimo: teste de personalidade; teste de inteligência; dinâmica de grupo, prova situacional ou anamnese psicológica. A bateria de testes poderá ser aplicada de forma coletiva e/ou individual, devendo o candidato participar, obrigatoriamente, de ambas quando houver. 

Avaliação física

Esta etapa é composta de avaliação médica/controle fisiológico e do teste de capacitação física. No dia do teste, o candidato convocado deverá apresentar à comissão a avaliação médica, com data de até 30 dias de antecedência, para atestar que está apto para realizar o exame. 

O teste físico terá caráter eliminatório e classificatório e envolverá força de resistência abdominal (abdominal tipo remador); força de resistência de braços na barra fixa (flexão estática e dinâmica na barra fixa); e resistência cardiorrespiratória (corrida de 2.400 metros).

Exames de saúde e exame toxicológico

Os exames de saúde dividem-se em duas etapas: exames preliminares e exames complementares, ambos de caráter eliminatório. O exame toxicológico, que também possui caráter eliminatório, é utilizado para avaliar a sanidade física e mental do candidato mediante a detecção ou não do uso de drogas ilícitas que causem dependência química ou psíquica de qualquer natureza.

Aprovados receberão R$3.278,74

Os aprovados e classificados em todas as etapas de seleção serão convocados para o curso de formação. O curso terá duração de sete meses, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. As aulas terão início no dia 11 de fevereiro na capital e no dia 20 de maio no interior. 

Para o concurso de soldado da PM-MG, é necessário ter nível superior, idade entre 18 e 30 anos, até a data de inclusão no curso de formação, e altura mínima de 1,60m. A remuneração básica inicial do cargo é de R$3.278,74.

Das 1.560 oportunidades, 1.404 são destinadas ao sexo masculino e 156 para o sexo feminino. As vagas serão distribuídas entre a capital, Belo Horizonte, e o interior, em dez unidades da Polícia Militar de Minas Gerais.

Prepare-se para as provas de soldado da PM-MG

Vai realizar as provas para o concurso de soldado da PM-MG, mas não sabe o que fazer na véspera da avaliação? Então confira abaixo as dicas do especialista Guilherme Miziara, que dá orientações sobre o que fazer a poucos dias das avaliações. [VIDEO id="8019"]

Sumário