Concurso PM-MS: sai resultado da prova objetiva de soldado e oficial

Divulgados gabaritos definitivos da prova do concurso para a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul.

Autor:
Publicado em:10/09/2018 às 13:36
Atualizado em:10/09/2018 às 13:36

Já estão disponíveis os gabaritos definitivos das provas objetivas do concurso para a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul (PM-MS). As respostas foram divulgadas no Diário Oficial e no site da banca, Fapems, nesta segunda-feira, 10. Só nesta etapa, 17.718 candidatos foram classificados, incluindo as seleções para soldado e oficiais. 

Gabarito oficiais:

Gabarito soldados:

De acordo com informações divulgadas pelo governo do Mato Grosso do Sul, na terça-feira, 11, será publicada a convocação para a etapa de verificação de candidatos cotistas. As entrevistas estão previstas para acontecerem entre os dias 17 e 21 de setembro.

Confira as próximas etapas de seleção e datas

• Fase II: Exame de Aptidão Mental (Avaliação Psicotécnica) - 21 de outubro;
• Fase III: Exame de Saúde - 9 a 26 de novembro;
• Fase IV: Exame de Capacidade Física - 8 de dezembro;
• Fase V: Investigação Social - data não informada

(Foto: Divulgação)
Concurso PM-MS teve mais de 36 mil inscritos
(Foto: Divulgação)

Concurso teve mais de 36 mil inscritos

O concurso PM-MS teve mais de 36 mil inscrições confirmadas. Dessas, 34.039 para as 388 vagas de soldado, e 2.086 para as 50 vagas de oficial em diversas especialidades. Em agosto, o governo do Mato Grosso do Sul divulgou que 5.020 candidatos não compareceram na prova objetiva. 

Foram 4.617 faltas no exame de soldado, o que representa 17% de abstenção. Para oficial foram 403 ausentes, ou seja, 13%. A prova contou com 80 questões para o cargo de soldado e 100 para o de oficial, com caráter eliminatório e classificatório. São 438 vagas para ambos os sexos, sendo 388 para o cargo de soldado e 50 para oficial. As remunerações iniciais das carreiras são R$3.352,53 e R$7.089,13, respectivamente. 

Baixe o edital do concurso PM-MS para soldado
sai edital do concurso PM-MS para soldado

Baixe o edital do concurso PM-MS para oficiais
sai edital do concurso PM-MS para soldado

Aplicação da prova teve irregularidades

A prova objetiva do concurso, aplicada em agosto, foi marcada por algumas irregularidades. Um suposto candidato teria pedido ajuda em um grupo do aplicativo de conversas WhatsApp. Os prints de tela do diálogo entre os envolvidos circulam nas redes sociais e em veículos de comunicação do Mato Grosso do Sul.

Embora as imagens enviadas da prova tenham as marcas da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura de Mato Grosso do Sul (Fapems), organizadora do concurso, e o registro de data e hora, não é possível afirmar, ainda, a veracidade do conteúde. A reportagem de FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) para esclarecer o ocorrido e obter um posicionamento oficial. De acordo com o órgão, assim como a comissão organizadora do concurso PM-MS, esclarece que:

“No momento em que tomou conhecimento do suposto vazamento de questões da prova escrita do concurso da PMMS em grupos de aplicativo de celular, imediatamente solicitou junto à Polícia Civil (PC) e Ministério Público Estadual (PME) a investigação do caso. Se constatada a veracidade dos fatos, serão tomadas todas as medidas cabíveis.”

Além disso, alguns candidatos alegaram problemas de desorganização quanto aos fiscais de sala. Os concorrentes não foram avisados que restavam apenas 30 minutos para o término e tiveram que "correr" para não entregar o cartão sem preencher.

Os afetados disseram ainda que as provas começaram com 25 minutos de atraso. A Polícia Militar informou à FOLHA DIRIGIDA que "não é a instituição responsável diretamente pela aplicação do certame", reforçando que todos os cuidados do exame são da Fapems, a organizadora. 

Prepare-se para o teste físico

Turbine sua preparação com as dicas para teste físico do preparador Elon Júnior: [VIDEO id="7488"]

Sumário