- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso PM-PR: divulgado gabarito preliminar de prova para cadetes
Concurso PM-PR: divulgado gabarito preliminar de prova para cadetes
Os candidatos do concurso para cadete da Polícia Militar do Paraná já podem conferir o gabarito preliminar da prova do último domingo, 21.
Já estão disponíveis para consulta o gabarito preliminar da prova objetiva do concurso para cadetes da Polícia Militar do Paraná (PM-PR). A avaliação, considerada a primeira etapa de seleção, foi realizada na tarde do último domingo, dia 21 de outubro.
De acordo com o organizador do concurso, o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR), como a prova da primeira fase apresenta variações, em relação à ordem das questões, os candidatos devem acessar o gabarito preliminar por meio de uma consulta individual no site.
No último domingo, 21, os candidatos tiveram cinco horas e meia para responderem a 90 questões, que foram distribuídas por disciplinas de: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História (nove perguntas); Língua Estrangeira Moderna (oito); Língua Portuguesa (18); e Filosofia e Sociologia (cinco).
Confira o gabarito preliminar da prova de cadetes da PM-PR
Os recursos contra a prova objetiva e o gabarito preliminar serão aceitos até as 23h59 da próxima terça-feira, 23. O resultado definitivo da avaliação está previsto para ser publicado no dia 5 de novembro.
Os 130 primeiros candidatos classificados na primeira fase serão convocados para as avaliações discursivas, marcadas para o dia 25 de novembro, à tarde. A prova terá quatro horas e meia de duração e será composta por três questões, com o valor de 20 pontos cada.
Concurso PM-PR terá mais quatro etapas
Os 56 primeiros candidatos classificados no resultado final das provas objetiva e discursiva, na ampla concorrência, e os oito primeiros, na concorrência afrodescendente, serão encaminhados para as Provas de Habilidades Específicas (PHE). Essas avaliações serão aplicados pela Polícia Militar do Paraná.

As PHEs serão realizadas por meio das seguintes etapas: investigação social; avaliação psicológica; e exames de capacidade e de sanidade física. O prazo de validade do concurso PM-PR será de trinta dias, podendo ser prorrogado por igual período.
Ao todo o concurso da PM-PR oferece 16 vagas, para o posto de cadete. Para se inscrever, foi preciso ter o nível médio completo e idade máxima de 30 anos. Os aprovados em todas as etapas da seleção poderão ser convocados e receberão uma remuneração de R$9.544,44.
Avaliação psicológica gerou polêmica no concurso
Uma das próximas etapas do concurso PM-PR é a avaliação psicológia. No entanto, a etapa comum em diversos concursos militares gerou polêmica na seleção para cadetes do Paraná.
Divulgado em agosto, o edital do concurso trouxe critério considerados inadequados pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR). Inicialmente, o documento tinha, entre as exigências a serem apresentadas na avaliação psicológia, o termo "masculinidade", com a seguintes definição: "não emocionar-se facilmente, tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor".
Logo após o edital ser publicado, a Aliança Nacional LGBTI e o Grupo Dignidade repudiaram os requisitos, declarando que:
"A exigência, entre diversos equívocos, desconsidera a possibilidade de mulheres candidatas a cadete, ou quer que elas também tenham características de 'masculinidade', e que, portanto, é um retrocesso discriminatório".
No dia 13 de agosto, uma retificação do edital foi publicada, alterando o termo "masculinidade" para "enfrentamento", além de retirar o trecho "tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor". Na mudança, parte da descrição sobre as caracterísiticas a serem avaliadas foram mantidas.
Como recorrer em concursos?
Os recursos contra o gabarito preliminar da primeira prova para cadetes já estão sendo aceitos. No entanto, é comum muitos candidatos terem dúvidas sobre este processo. Para entender como recorrer em concursos, FOLHA DIRIGIDA traz as explicações do advogado e especialista no assunto, Sérgio Camargo. Confira! [VIDEO id="7770"]
Notícias mais lidas




