- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso PM PR e BM PR tem edital de abertura retificado
Concurso PM PR e BM PR tem edital de abertura retificado
Com inscrições abertas, o concurso para a Polícia Militar e Bombeiros do Paraná sofre a primeira retificação.
Saiu nesta quarta-feira, dia 1º de abril, uma retificação no edital do concurso PM PR e Bombeiros PR com 2.400 vagas para soldados. O documento foi publicado no Diário Oficial do Paraná.
Entre as modificações, passam a vigorar os seguintes subitens:
- A alínea "c" do subitem 1.1 do Anexo I do edital de abertura, referente aos Comandos Regionais de Polícia Militar e de Bombeiro Militar (CRPM e CRBM), que devem ser escolhidos no ato da inscrição, passa a ser composta pelas seguintes regiões: c) 3º CRPM: 4º BPM (Maringá); 7º BPM (Cruzeiro do Oeste); 8º BPM (Paranavaí); 11º BPM (Campo Mourão); 25º BPM (Umuarama); 3ª CIPM (Loanda); 5ª CIPM (Cianorte); 9ª CIPM (Colorado).
- As unidades disponíveis para preenchimento das vagas em cada CRPM e CRBM serão divulgadas futuramente, sendo definidas pela Administração Policial Militar Estadual. Será respeitado o direito de escolha de acordo com a ordem de classificação e categoria de concorrência no concurso. O direito de escolha será para os candidatos titulares das vagas, sendo a classificação regulada de acordo com as vagas disponíveis no momento do preenchimento da vaga e com o interesse da administração. ⇒ Confira aqui o documento na íntegra

(Foto: Divulgação/PMPR)
Concurso PM PR e BM PR tem inscrições abertas até o dia 4
Os interessados no concurso PM PR e Bombeiros PR podem se inscrever até as 17h da próxima segunda, dia 4 de maio. O cadastro deve ser feito por meio do site da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná (Funpar/UFPR), banca organizadora.
Para se inscrever, será preciso pagar uma taxa de R$100 até o dia 5 de maio. Haverá isenção para candidatos inscritos no CadÚnico, que prestaram serviço para a Justiça Eleitoral ou doadores de sangue. Os pedidos serão aceitos no período de 1º a 13 de abril, no site da banca.
No ato da inscrição, o candidato deverá optar por um dos seguintes municípios para preferencialmente realizar a prova objetiva, sendo eles:
- Campo Mourão,
- Cascavel,
- Curitiba,
- Foz do Iguaçu,
- Francisco Beltrão,
- Guarapuava,
- Ivaiporã,
- Jacarezinho,
- Londrina,
- Maringá,
- Ponta Grossa,
- Paranaguá,
- Paranavaí,
- Telêmaco Borba,
- Umuarama e
- União da Vitória.
Concurso PM e BM PR pode ter provas adiadas
Os inscritos no concurso PM PR e Bombeiros PR serão avaliados por diversas etapas, sendo elas: provas objetivas; redação; Teste de Aptidão Física (TAF); exame de sanidade física, avaliação psicológica; e pesquisa social e documental.
As provas objetivas estão previstas para o dia 28 de junho, a partir das 13h. Os exames serão aplicados nas cidades indicadas anteriormente.
De acordo com a banca organizadora, as datas da prova e das demais etapas do concurso poderão ser alteradas em decorrência das medidas de prevenção estabelecidas pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento do Covid-19 (Coronavírus).
► Coronavírus no Brasil: como estudar mais para concursos?
A avaliação terá até cinco horas de duração e contará com 60 questões, sendo elas de: Língua Portuguesa (15 questões); Matemática (12); História (dez); Geografia (12); Informática (sete); e Estatuto da Criança e do Adolescente (quatro).
Em mesma data, os candidatos ainda realizarão uma redação. Para ser aprovado será preciso obter nota igual ou superior a 20 pontos no exame objetivo.
Apenas a redação dos candidatos habilitados, dentro do número de vagas especificadas no edital, será corrigida
A lista dos aprovados será divulgada a partir do dia 15 de setembro. Caso sejam considerados aptos, os concorrentes serão encaminhados para as demais etapas, que serão realizadas apenas nas cidades sedes das regiões militares: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.
O candidato será convocado para realizar as provas na região escolhida para lotação inicial. Após a conclusão de todas as etapas, o concurso PM PR e Bombeiros PR terá seu resultado final divulgado. A seleção ficará válida por um ano, após a homologação do resultado final da segunda turma.
Notícias mais lidas




