Concurso PM-RN: sai edital de convocação para a prova objetiva

Candidatos do concurso para a Polícia Militar do Rio Grande do Norte já podem conferir horários e locais de aplicação do exame.

Autor:
Publicado em:18/07/2018 às 12:29
Atualizado em:18/07/2018 às 12:29

Foi divulgado nesta terça-feira, 18, o edital de convocação para as provas objetiva e de redação do concurso PM-RN, além da homologação das inscrições. Os documentos foram publicados no Diário Oficial do estado e os candidatos poderão conferir os endereços de aplicação dos exames no site da banca, Ibade, que deverão ser divulgados ainda hoje. 

As avaliações serão aplicadas no próximo dia 23 de setembro, domingo, nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó, com abertura dos portões às 7h30. O fechamento está marcado para as 8h30 (horário do Rio Grande do Norte), mas o recomendado é que os concorrentes cheguem ao local com uma hora de antecedência. 

(Foto: Divulgação/ PM-RN)
Concurso da PM-RN tem mais de 12 mil inscritos
(Foto: Divulgação/ PM-RN)

O início da prova será vinte minutos após o fechamento do protão e a duração será de cinco horas, incluindo o tempo para as duas avaliações. Também já estão disponíveis as respostas dos recursos contra o resultado dos pedidos de atendimento especial e contra o resultado das inscrições preliminares.

Os candidatos deverão levar para a prova de domingo:

  • documento de identidade original
  • caneta de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente
  • Comunicado Oficial de Convocação para Prova e Redação (COCP) impresso, disponível no site da banca

Não será permitido ingresso no local de prova com porte de armas de fogo. Também não é recomendado que o candidato leve aparelhos eletrônicos. 

Concurso teve mais de 12 mil inscritos

Também foi divulgada nesta terça, 18, a relação final de candidatos inscritos. Conforme já havia sido divulgado pela assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do estado, o concurso para soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte registrou mais de 12 mil inscrições

Após os deferimentos e indeferimentos, além de recursos, o número final de inscritos é de 12.843. Destes, 9.406 são para as 938 vagas masculinas e 3.437 para as 62 vagas femininas. A oferta total do concurso é de mil vagas, todas para a carreira de soldado. 

Para concorrer é preciso ter ensino superior, além de, pelo menos, 1,65m de altura – no caso de homens – e 1,60m – no caso de mulheres. É necessário, ainda, ter entre 21 e 30 anos completos até 31 de dezembro de 2018 e possuir carteira de habilitação na categoria B. Durante o curso de formação é oferecida aos soldados a bolsa de R$954. Depois de formado, este valor passa para R$2.904 mensais.

Concurso tem seis etapas de avaliação

Os candidatos do concurso PM-RN serão avaliados por meio de seis etapas, além do curso de formação. A primeira é a prova objetiva e de redação, seguidas por exame de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e avaliação de títulos. 

A primeira consistirá em 80 questões, abordando as disciplinas de Língua Portuguesa, Noções de Direito Constitucional, Geografia do Brasil e do RN, Noções de Direito Penal Militar, Noções de Direito Penal, Noções de Legislação Extravagante, Noções de Informática e Legislação Específica da Polícia Militar. 

Tenha acesso a cursos online ilimitados

Será considerado aprovado no exame o candidato que conseguir, no mínimo, 60% do total de pontos, devendo ainda obter o mínimo de 40% dos pontos em cada disciplina. O prazo de validade do concurso da Polícia Militar é de 90 dias, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Administração Pública Militar.

Quer saber como estudar nesta reta final? Confira as dicas da coach de concursos Deborah Cal, que ensina como fazer a revisão: [VIDEO id="7934"]

Sumário