- Início
- Notícias de Concursos
- Governador autoriza novo concurso PM TO com oferta de 650 vagas
Governador autoriza novo concurso PM TO com oferta de 650 vagas
Governador Wanderlei Barbosa anuncia a realização de um novo concurso PM TO, que ofertará mais de 600 vagas para soldados e oficiais.
Um novo concurso PM TO foi anunciado e está autorizado. O governador Wanderlei Barbosa concedeu aval para o provimento de mais de 600 vagas em cargos de soldado e oficial. O edital ainda não tem data, mas é esperado para este ano.
Em solenidade realizada na última quinta, 19, que foi marcada pela formatura do Curso de Formação de Praças (CFP), o governador fez o anúncio e assinou os atos.
A oferta será de 650 vagas, sendo:
- 600 para o curso de formação de praças, ou seja, para soldados; e
- 50 para o curso de formação de oficiais.
O governador explicou que o novo concurso vai suprir o lugar dos policiais que vão para a reserva. Além disso, será estudada a possibilidade de, além das 650 vagas, também ser formado um cadastro.
“Abrimos um novo concurso e vamos analisar juridicamente se temos condições de chamar o cadastro de reserva do atual concurso”, disse o governador.

(Foto: Divulgação)
“Nós vamos levar mais policiais com viaturas, armamento e equipamentos de segurança para proteger a população do nosso Estado”, completou o Governador.
Como foi o último concurso PM TO?
O último concurso para a Polícia Militar do Estado do Tocantins trouxe oferta de 1.025 vagas para diversos cargos e teve edital publicado no segundo semestre de 2020.
As oportunidades ofertadas foram para soldados, músicos e técnicos na área da saúde. A distribuição das vagas ficou da seguinte forma:
- 50 vagas para músicos;
- 20 vagas para técnico em enfermagem;
- 5 vagas para técnico em saúde bucal;
- 950 vagas para soldado.
O destaque ficou por conta do cargo de soldado, de nível médio. Inclusive, todas as oportunidades seriam para a carreira, mas foram remanejadas visando contemplar mais cargos.
Cebraspe foi a banca
Depois de autorizado, deverá ser formada uma comissão interna para dar início aos preparativos, tais como de escolha da banca. Ainda não se sabe qual será a escolhida.
No concurso passado, a banca organizadora foi o Cebraspe, que aplicou as provas escritas e outras etapas de seleção, bem como recebeu as inscrições. As etapas tiveram caráter eliminatório e classificatório, sendo o candidato avaliado, ainda, por:
- Exame de Capacidade Física
- Avaliação Psicológica
- Avaliação Médica e Odontológica
- Investigação Social
- Curso de formação
Notícias mais lidas




