Concurso PMERJ: 314 soldados se formam e novo edital se aproxima

Polícia Militar do Rio de Janeiro forma mais 314 soldados aprovados no último PMERJ. Novo edital está autorizado e contará com 2 mil vagas!

Autor:
Publicado em:10/03/2023 às 15:30
Atualizado em:10/03/2023 às 15:30

Mais 314 soldados, aprovados no último concurso da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), se formaram nesta sexta-feira, 10. A cerimônia ocorreu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), com a presença do governador Cláudio Castro.

De acordo com ele, o Estado realiza um investimento recorde na Polícia Militar. 

"Tiramos do segundo pior salário do Brasil para o terceiro melhor salário do Brasil. Estamos investindo em equipamentos, viaturas, estamos reformando todos os batalhões para que nosso policial tenha uma jornada digna", disse Castro. 

Os novos soldados conseguiram a aprovação no concurso PMERJ de 2014, mas só foram convocados para o curso de formação anos depois. Eles atuarão no policiamento ostensivo e fortalecerão os programas do Estado.

A Polícia Militar realizou, em dezembro de 2022, a chamada para última turma de caráter regular do concurso de 2014. Dessa maneira, a corporação já pode publicar um novo edital para ingresso de soldados. 

O Governo do Rio de Janeiro autorizou que a realização de um novo concurso PMERJ. A oferta será de 2 mil vagas para soldados, sendo 200 serão para o sexo feminino e 1.800 para o sexo masculino.

Soldados da PMERJ ao lado de viatura da corporação
PMERJ forma mais de 300 soldados e já tem novo concurso autorizado (Foto: Agência Brasil)

O cargo de soldado apresenta os seguintes requisitos:

  • Ensino médio completo;
  • Idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia para o ato de inscrição no concurso. Considera-se para efeito deste item da idade-limite de trinta e dois anos, aquela idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
  • Altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino;
  • Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior.

Haverá cotas para negros, índios e pessoas com hipossuficiência econômica. Os ganhos iniciais são de R$4 mil. 

O Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade) foi oficialmente contratado como banca organizadora da seleção. Ele será o responsável por receber as inscrições do concurso em seu site, além de viabilizar e aplicar as etapas, como as provas objetivas. 

Concurso PMERJ será composto por nove etapas

Folha Dirigida teve acesso ao termo de referência do próximo concurso PMERJ para soldados, que funciona como um espelho para o edital. O documento traz dados sobre vagas, requisitos, cotas, estrutura de provas e disciplinas. 

Segundo o termo de referência, o concurso será composto por nove etapas. Apenas as duas primeiras serão de responsabilidade da banca organizadora contratada. As demais serão realizadas pela própria Polícia Militar: 

  • 1ª etapa: Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 2ª etapa: Prova Discursiva (redação), de caráter eliminatório e classificatório;
  • 3ª etapa: Preenchimento do FIC e verificação dos requisitos para inscrição o Concurso Público, de caráter eliminatório;
  • 4ª etapa: Exame Antropométrico, de caráter eliminatório;
  • 5ª etapa: Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
  • 6ª etapa: Exame Psicológico, de caráter eliminatório;
  • 7ª etapa: Exame de Saúde, de caráter eliminatório;
  • 8ª etapa: Exame Social e Toxicológico, de caráter eliminatório;
  • 9ª etapa: Avaliação Documental, de caráter eliminatório.

As avaliações objetivas e discursivas serão realizadas de 9h às 13h, no tempo de quatro horas, em dias diferentes. 

Novas disciplinas serão cobradas nas provas objetivas

Nas provas objetivas, os candidatos deverão responder a 50 questões, com quatro alternativas, distribuídas da seguinte maneira:

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Matemática Básica: 10 questões;
  • Noções de Direitos Humanos: 10 questões;
  • Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ: 10 questões;
  • Noções de Direito Penal e Processo Penal: 10 questões.

Tais disciplinas são diferentes das cobradas no último concurso para soldados, em 2014. Na ocasião, houve questões sobre História, Geografia, Sociologia, Informática e Legislação de Trânsito, que não serão aplicadas na próxima prova. 

Cada questão terá o valor de dois pontos. Será classificado na prova objetiva quem obtiver 60% dos pontos, ou seja, 30 questões corretas ou 60 pontos e não zerar nenhuma disciplina. 

Na prova discursiva, os participantes terão que elaborar uma redação, que valerá de zero a 100 pontos. Quem não alcançar o grau mínimo de 50 pontos será eliminado do concurso.

O termo de referência não detalha as demais etapas do concurso, uma vez que esse documento é usado durante a escolha da banca organizadora. Somente as provas objetivas e discursivas serão de responsabilidade da instituição a ser contratada.

Sumário