Concurso PMERJ: '5 mil novos PMs nas ruas este ano', diz Witzel

Concurso PMERJ deve ser aberto. Governador Wilson Witzel deseja colocar 5 mil novos policiais nas ruas em 2019. Para isso precisa de edital.

Autor:
Publicado em:28/05/2019 às 12:15
Atualizado em:28/05/2019 às 12:15

Para aumentar o policiamento militar no Rio de Janeiro, o governador Wilson Witzel pretende colocar 5 mil novos policiais nas ruas até o final do ano. O anúncio foi feito na segunda-feira, 27, e pode ser positivo para o concurso PMERJ 2019 para soldados.

Isso porque não há aprovados na seleção anterior da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, realizada em 2014, para atingir o quantitativo de 5 mil agentes. Desta forma, para chegar à meta e contratar mais profissionais, o governo do Rio teria que divulgar novo edital para soldados.

“Estou trabalhando muito para colocar este ano nas ruas 5 mil novos policiais, tanto no Segurança Presente, quanto no policiamento militar, que é feito com ronda. Colocar 5 mil novos policiais no Estado vai ser um ganho muito grande de efetividade no policiamento ostensivo”, revelou Witzel, em entrevista ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes.

A Polícia Militar do Estado, por sua vez, já sinalizou que só poderá abrir um novo concurso PMERJ após chamar todos os aprovados da última seleção. O governo tem a previsão de convocar mais 2.500 candidatos para o curso de formação até o final de 2019.

Para junho, por exemplo, estão previstas 500 convocações. Pelo cronograma, deverão ser abertas outras cinco turmas de 500 alunos nos meses de junho, julho, agosto, novembro e dezembro deste ano.

Witzel pretende contratar novos policiais militares durante seu governo
(Foto: Agência Brasil)

 

O governador Wilson Witzel salientou que no segundo semestre começará a fazer mais investimentos no Estado. O orçamento será direcionado para áreas importantes como Saúde, Agricultura, Educação e, especialmente, nas polícias Militar e Civil. A contratação de novos agentes está nos planos.

“Se não pudermos contratar novos policiais, não pudermos investir na Segurança e na Saúde, teremos uma sociedade doente, uma polícia que não consegue combater a criminalidade e um estado com potencial econômico, mas sem capacidade de poder absorvê-lo”, revelou.

• Secretário da PM-RJ vê necessidade de novos concursos e convocações
• Concurso PMERJ: saiba tudo sobre o último edital para soldados

Novo concurso PMERJ está em pauta pelo governo do Rio

Não é a primeira vez que o governador do Rio de Janeiro fala sobre a contratação de mais policiais militares. No início de seu mandado, ele afirmou que queria contratar mais 3 mil soldados em 2020. O objetivo, segundo ele, é suprir a carência do órgão de Segurança Pública.  

“Ano que vem, vamos chamar mais 3 mil policiais. A ideia é recompor os quadros da Polícia Militar para que nós façamos frente à necessidade de segurança”, explicou o chefe do executivo.

A corporação, em resposta à FOLHA DIRIGIDA, disse que “aguarda a convocação de todos os aprovados para o início de um novo processo”. Por outro lado, o porta-voz da PM, coronel Mauro Fliss, já adiantou que os estudos de um novo concurso para soldados começaram.

• Concurso PMERJ 2019: novo edital já está em estudo, garante coronel

Em entrevista exclusiva, o secretário da PMERJ, coronel Rogério Figueredo, afirmou que trabalhará para recompor o quadro de pessoal, principalmente na base da pirâmide, com os soldados.

Segundo ele, o novo concurso para o cargo está em pauta na Subsecretaria Geral de Polícia Militar. Contudo, ainda sem definição. A carreira tem como pré-requisitos nível médio completo, idade de 18 a 30 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Durante o curso de formação, os ganhos do soldado são de R$2.213,62. Após a formatura, o valor passa ao vencimento inicial de R$3.452,55. [VIDEO id="8739"]

Sumário