- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso PMERJ Saúde 2019: confirmadas 67 vagas em dois cargos
Concurso PMERJ Saúde 2019: confirmadas 67 vagas em dois cargos
A Secretaria de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) confirma oferta de vagas e cargos do concurso PMERJ Saúde 2019.
Depois de anunciar o edital do concurso PMERJ Saúde 2019, a Secretaria de Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) confirmou o quantitativo de vagas e os cargos da seleção. De acordo com nota encaminhada pela Assessoria de Imprensa da corporação nesta terça-feira, 12, o concurso contará com 67 vagas.
Desse total, 25 serão para técnicos de enfermagem e 42 para médicos. As funções exigem os níveis médio/técnico e superior, respectivamente. Ainda de acordo com o setor de Comunicação da PMERJ, a autorização formal para a publicação do edital do concurso "passa no momento por trâmites internos".
A remuneração para técnicos em Enfermagem, cujo requisito é o nivel médio/técnico será de R$3.246,42. Já para médicos, que o nível superior, o salário será de R$6.014,19.
A expectativa é que os trâmites para a autorização formal do concurso e a contratação da organizadora aconteçam já nas próximas semanas. Isso porque a previsão é de que o edital da seleção seja publicado até o fim de 2019.
FOLHA DIRIGIDA ainda questionou sobre as especialidades que serão contempladas para os cargos de médicos e a remuneração para as funções. No entanto, tais detalhes ainda não foram informados pela PMERJ.
O novo edital para área da Saúde foi anunciado no último dia 8, durante a cerimônia de formatura de 375 policiais militares em Sulacap, Zona Oeste do Rio.
As vagas do concurso PMERJ Saúde serão destinadas ao preenchimento de vagas já existentes na corporação. Assim, não haverá descumprimento às determinações do Regime de Recuperação Fiscal, vigente no estado até 2020.
Não perca tempo! Prepare-se para o concurso PMERJ
Último concurso PMERJ da Saúde foi realizado há nove anos
A Polícia Militar do Rio de Janeiro não realiza concurso para a área da Saúde desde 2010. Naquele ano foram oferecidas 573 vagas, todas para o nível superior.
A seleção contemplou oportunidades para médicos, em diversas áreas. Entre elas, Cardiologia, Dermatologia, Ginecologia, Clínica Geral, Neurocirurgia, Obstetrícia, Terapia Intensiva, Urologia, entre outras.
Também havia chances para enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e nutricionistas.
As oportunidades eram para oficiais. Para concorrer, era preciso ter graduação na área de interesse, de 18 e 30 anos e altura mínima de 1,65 para candidatos de sexo masculino e 1,60 para o sexo feminino.
Os candidatos foram submetidos a sete etapas de avaliação: prova escrita, exame antropométrico, exame físico, exame médico, exame social e documental, exame psicológico e prova de títulos.
As provas objetivas e discursivas foram realizadas no mesmo dia. O exame objetivo contou com 50 questões de múltipla-escolha. Na prova discursiva os candidatos tiveram que responder cinco perguntas, todas de Conhecimentos Específicos.
+ Começando a estudar para concurso, e agora? Confira as dicas!
Novo concurso PMERJ para soldados está previsto
De acordo com informações cedidas pela Assessoria da própria Polícia Militar, a corporação aguarda a convocação de todos os aprovados no concurso de 2014 para dar início aos preparativos de um nova seleção para soldados.
De acordo com o porta-voz da corporação, coronel Mauro Fliess, os estudos para um novo concurso com vagas para soldados já começaram.
"Temos um efetivo do concurso PMERJ 2014 que ainda será chamado. Para atender a capacidade operacional e da nossa formação, estamos realizando algumas obras no nosso Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Então, logo que as obras forem concluídas e a capacidade de receber esses candidatos esteja plena, com a autorização do governador, iremos elaborar um novo concurso", disse Fliss.
Segundo o secretário da Polícia Militar, Coronel Figueredo, a recomposição do efetivo é uma das metas do governo estadual. Além disso, o governador Wilson Witzel já demonstrou interesse em colocar 5 mil novos policiais nas ruas até o final de 2019.
Alguns dados comprovam a necessidade desse concurso. Por exemplo, a Polícia Militar do Rio conta cerca de 30 mil soldados a menos que o determinado em lei. Está previsto que a corporação tenha 37.541 profissionais na função. No entanto, conta com apenas 7.380. Os dados são de um levantamento realizado pelo jornal O Globo, em setembro.
De acordo com o governador Witzel, 8 mil soldados serão contratados pelo Estado até 2021. Para o próximo ano, a previsão é que 4 mil aprovados no concurso PMERJ estejam em formação, o mesmo quantitativo de concursados que serão chamados em 2021.
“Até o final deste ano, entregaremos, dessas tropas que estão em formação, 600 policiais militares. Mas, isso é apenas o começo. No ano que vem, serão mais 4 mil policiais. Para 2021, mais 4 mil e até 2022 teremos recompletado a Polícia Militar com 12 mil soldados”, disse Witzel.
Para atingir a meta, será preciso abrir novas vagas nos próximos três anos. O último concurso PMERJ, realizado em 2014, conta com um cadastro de, apenas, 3 mil aprovados.
+ Concurso PMERJ: saiba mais sobre a carreira de soldado

Mais mil aprovados no concurso de 2014 deverão ser convocados
Ainda durante o evento realizado na última sexta-feira, dia 8, o governador Wilson Witzel, anunciou a convocação de mais mil aprovados no concurso para soldados de 2014. As chamadas para curso de formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) estão previstas para acontecer até o fim deste mês.
"Determinei que no dia 22 de novembro sejam chamados mil novos aprovados para iniciar o curso de formação no CFAP. Nosso compromisso é recompor a Polícia Militar, é dar condições de trabalho com armamento de qualidade e colete, entre outros equipamentos, como, por exemplo, as viaturas que estamos entregando e foram adquiridas no período da Intervenção Federal. Hoje, a Polícia Militar tem um dos melhores equipamentos de todas as forças policiais do Brasil", declarou Witzel.
Além disso, mais 800 convocações estão previstas para 2020. As chamadas deverão ser feitas de maneira gradativa, a medida que forem surgindo vagas na corporação.
Conforme consta no release encaminhado à FOLHA DIRIGIDA pela assessoria de imprensa do governo, em respeito ao Regime de Recuperação Fiscal, novos servidores só poderão ser convocados em caso de vacância, seja por motivo de aposentadoria ou de exoneração de policiais.
O secretário da Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo, destacou a importância do chamamento de novos policiais. Segundo ele, a formação de novos policiais tem ampliado a capacidade operacional da PMERJ. Isso tem ocorrido por conta de um programa estruturado de capacitação e de aquisição de recursos materiais e tecnológicos.
Mais 195 alunos concluirão curso de formação este ano
Além dos 375 formados na última sexta, outros 195 praças vão concluir o curso de formação ainda em 2019. A cerimônia de formatura desses profissionais está prevista para o dia 15 de dezembro.
Outros 1.200 alunos também estão fazendo o curso de formação. A formatura desses policiais está prevista para acontecer a partir de maio de 2020.
"Com o apoio incondicional do governador Wilson Witzel, estamos recolocando a estrutura de nossa instituição bicentenária nos trilhos para seguir o seu destino histórico de servir e proteger", afirmou Rogério Figueredo.
Em 2019 a PMERJ formou 765 novos policiais, somando os formados na primeira turma formada em 2019 (390 alunos) e os 375 da última sexta.
"Com a formatura de mais 195 praças prevista para dezembro, a corporação contará com um total de 960 profissionais a mais no serviço do policiamento preventivo e ostensivo nas ruas do estado do Rio de Janeiro", informa a nota encaminhada pela assessoria do governo. [VIDEO id="8897"]
Notícias mais lidas




