Concurso Polícia Civil-BA divulga cronograma retificado

O cronograma do concurso para a Polícia Civil-BA foi retificado. Com a nova mudança, o resultado final da 2ª etapa foi alterado.

Autor:
Publicado em:13/08/2018 às 09:41
Atualizado em:13/08/2018 às 09:41

Após a retomada do concurso da Polícia Civil da Bahia e divulgação do resultado final da prova objetiva, a banca Vunesp retificou o cronograma da seleção. O documento retificado foi divulgado recentemente no site da banca organizadora.

Com a nova retificação no cronograma, o concurso Polícia Civil-BA terá o resultado final da prova discursiva (2ª etapa) publicado no dia 28 de agosto. Anteriormente, o resultado estava previsto para julho. Ao todo, 373 candidatos foram habilitados na prova discursiva. Dentre os habilitados nessa etapa, 332 foram para o cargo de investigador de polícia, 23 para delegado e 18 para escrivão.

As convocações para as demais etapas do concurso serão feitas no mesmo dia do resultado final da 2ª etapa. As próximas etapas são: exames biomédicos, teste de aptidão física, exame psicotécnico, prova de títulos, investigação social e de conduta pessoal. 

E-book: 10 erros que você não pode cometer no TAF 

[VIDEO id="7473"]

Ministério Público-BA terá reunião com candidatos este mês

O Ministério Público da Bahia informou à FOLHA DIRIGIDA que a titular da 4ª Promotoria de Justiça de Cidadania do MP-BA, Heliete Viana, receberá os candidatos que entraram com ação contra o concurso da Polícia Civil-BA. A reunião acontecerá no dia 22 de agosto e terá o objetivo de informar o que foi apurado pelo MP até o momento. 

Além disso, os candidatos poderão comunicar à titular se desejam acrescentar alguma informação. Após esta reunião, o Ministério Público da Bahia confirma que dará uma definição sobre o andamento da ação contra o concurso. 

Vale lembrar que, no início de julho, FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com o MP-BA para saber sobre o pedido de anulação da correção. De acordo com órgão, as informações prestadas pela banca Vunesp e pela SAEB foram suficientes para arquivar o documento com o pedido de anulação.

Concurso Polícia Civil-BA: cronograma é retificado e altera data do resultado 
da 2ª etapa. (Foto:Divulgação/SSP-Alberto Maraux)

Concurso Polícia Civil-BA foi marcado por polêmicas 

O concurso para a Polícia Civil da Bahia foi alvo de polêmicas envolvendo a aplicação das provas. Conforme noticiado por FOLHA DIRIGIDA, candidatos denunciaram irregularidades no exame, aplicado no dia 22 de abril. Muitos reclamaram de falhas na segurança e do vazamento de imagens feitas durante a prova.

Após reclamações de alguns candidatos que se sentiram prejudicados, o Ministério Público da Bahia interviu e emitiu um ofício solicitando a anulação da correção. O documento feito pelo MP-BA citou alguns motivos que levaram à decisão do pedido de anulação. Entre eles, está a suposta falta de aprovados que a Administração se deparou, ao estipular pontuação mínima de 70%.

No total, 37.676 candidatos compareceram aos 48 locais para realizar as provas objetivas e discursiva do concurso Polícia Civil-BA. Os exames foram aplicados na cidade de Salvador. 

A primeira etapa do concurso foi composta por prova objetiva, com 100 questões sobre Conhecimentos Gerais e Específicos. Já a segunda etapa foi constituída por prova discursiva e as avaliações foram diferentes para cada cargo. Candidatos que realizaram a prova para o cargo de delegado desenvolveram estudos de caso e peça processual; já os que concorrem para investigador e escrivão responderam questões dissertativas. 

A remuneração inicial dos aprovados será de R$11.389,96 para o cargo de delegado.  Já os investigadores e escrivães da polícia terão remuneração de R$3.915,85. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais para todos os cargos. 

Sumário