Concurso Polícia Civil-BA: MP se reunirá com candidatos em agosto

Organizadora Vunesp retoma cronograma do concurso da Polícia Civil da Bahia, e Ministério Público confirma reunião com candidatos em agosto.

Autor:
Publicado em:31/07/2018 às 08:40
Atualizado em:31/07/2018 às 08:40

A Fundação Vunesp retomou o cronograma do concurso da Polícia Civil da Bahia, após o Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendar a anulação da correção das provas. Com a retomada da seleção, o MP-BA confirmou que se reunirá com os candidatos em agosto. 

Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, o Ministério Público da Bahia informou que a titular da 4ª Promotoria de Justiça de Cidadania do MP-BA, Heliete Viana, receberá os candidatos que ajuizaram ação contra o concurso da Polícia Civil-BA no dia 22 de agosto.

MP-BA irá se reunir com candidatos do concurso da Polícia Civil da Bahia. (Foto: Divulgação)
MP-BA se reunirá com candidatos do
concurso da Polícia Civil da Bahia (Foto: Divulgação)

O intuito da reunião será informar o que foi apurado pelo MP-BA até o momento. Além disso, os candidatos poderão comunicar à titular se desejam acrescentar alguma informação. Após esta reunião, o Ministério Público da Bahia confirma que dará uma definição sobre o andamento da ação contra o concurso. 

Vale lembrar que, no início de julho, FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com o MP-BA para saber sobre o pedido de anulação da correção. De acordo com órgão, as informações prestadas pela banca Vunesp e pela SAEB foram suficientes para arquivar o documento com o pedido de anulação.

Durante o mês de julho, a Vunesp retomou o cronograma da seleção. A organizadora divulgou o resultado final da prova objetiva e o provisório da discursiva. Os documentos foram publicados no Diário Oficial do Estado, no dia 7, e no site da Vunesp.

Foram habilitados 373 candidatos na prova discursiva do concurso Polícia Civil-BA. Desse total, 332 no cargo de investigador de polícia, 23 para delegado e 18 para escrivão. 

Concurso Polícia Civil-BA foi marcado por polêmicas

Diversos candidatos do concurso se sentiram prejudicados e se manifestaram sobre a correção das provas feita pela banca Vunesp. Após isso, o Ministério Público interveio e emitiu um ofício solicitando a anulação da correção. O ofício foi publicado no dia 19 de junho. 

O documento feito pelo MP-BA citou alguns motivos que levaram à decisão do pedido de anulação. Entre eles, está a suposta falta de aprovados que a Administração se deparou, ao estipular pontuação mínima de 70%. Veja um trecho do documento:

"Considerando que a Administração estadual, para o problema com que parece haver se deparado de insuficiência de aprovados caso aplicado o critério previsto no edital para correção das provas objetivas, usou de interpretação inadequada para encontrar um meio de prosseguir com o certame, abraçando solução incompatível com todo o conjunto de valores e princípios envolvidos."

Prepare-se para concursosO Ministério Público da Bahia apontou também que "o edital é indiscutivelmente claro quanto à forma de pontuação das provas". 

O pedido do MP foi motivado pelas representações feitas pelos candidatos. As reclamações foram sobre os pontos atribuídos a cada uma das questões da prova objetiva. O edital de abertura do concurso PC-BA deu a entender que a prova objetiva valeria 100 pontos no total, já considerando tanto as questões de Conhecimentos Gerais quanto as de Conhecimentos Específicos.

No entanto, ao checar o resultado preliminar da prova, os participantes notaram que, na verdade, a avaliação totalizou 200 pontos. “O edital foi omisso ao não informar que as provas objetivas valeriam 200 pontos”, apontou um dos candidatos.

O concurso da Polícia Civil da Bahia é destinado a preencher mil vagas nos cargos de delegado (82), escrivão (38) e investigador (880). As remunerações iniciais variam de R$1.074 a R$4.374, dependendo da função escolhida.

Prepare-se para as demais etapas do concurso PC-BA

Com a retomada do concurso da Polícia Civil da Bahia, os candidatos habilitados nas provas objetiva e discursiva ainda serão avalidos em outras etapas, como: exames biomédicos; teste de aptidão física; exame psicotécnico; prova de títulos; e investigação social e de conduta pessoal. Para ajudar nessa preparação, FOLHA DIRIGIDA separou algumas dicas para o teste físico. Confira! [VIDEO id="7488"]

Sumário