Concurso Polícia Civil-MG tem cerca de 35 mil inscritos para escrivão

O concurso para escrivão da Polícia Civil de Minas Gerais registrou cerca de 35 mil inscritos. Primeira etapa será em dezembro.

Autor:
Publicado em:23/11/2018 às 15:01
Atualizado em:23/11/2018 às 15:01

A Polícia Civil de Minas Gerais realizará no dia 2 de dezembro a primeira etapa do concurso para a carreira de escrivão. O relatório de inscrições deferidas aponta que estão confirmados cerca de 35 mil candidatos na seleção.

Todos os candidatos já foram convocados para a realização das provas objetivas, que terão caráter eliminatório e classificatório. O cartão de confirmação contendo os locais e a confirmação dos horários dos exames já está disponível para consulta.

Para ter acesso ao cartão, é preciso acessar o site da Fumarc, banca organizadora. O documento foi disponibilizado para acesso individual do candidato. O concorrente que não souber o número de inscrição para acessar o local poderá consultá-lo no edital de inscrições deferidas.

Inicialmente, a divulgação dos locais de realização das provas estava prevista para acontecer no dia 26 de novembro, mas foi antecipada para o dia 21 do mesmo mês. Segundo a banca, a Academia de Polícia Civil (Acadepol) solicitou a antecipação, mas o motivo não foi divulgado.

Prova objetiva será composta por 60 questões

Os milhares de inscritos que concorrem a uma vaga de escrivão no concurso da Polícia Civil-MG terão que responder a 60 questões na prova objetiva, que terá caráter eliminatório e classificatório. O exame está confirmado para o dia 2 de dezembro e serão cobradas as seguintes disciplinas:

Polícia Civil-MG aplicará provas em dezembro (Foto: Prefeitura de Contagem-MG)
Polícia Civil-MG aplicará provas objetivas em dezembro
(Foto: Prefeitura de Contagem-MG)

Para ser considerado aprovado o candidato precisará alcançar 60% de respostas corretas. Em contrapartida, será eliminado o concorrente que obtiver nota inferior a 20% das questões (e não 50% como FOLHA DIRIGIDA havia afirmado) em qualquer disciplina. 

Os habilitados serão convocados para a segunda etapa da seleção, que será uma prova prática de digitação, de caráter unicamente eliminatório. De acordo com o edital de abertura a etapa está prevista para acontecer de 4 a 7 de fevereiro, em Belo Horizonte.

Os candidatos serão apresentados a um grupo de textos, sendo sorteado para ser utilizado na avaliação. Esse sorteio determina o texto a ser utilizado por todos os candidatos convocados para aquele determinado horário. Quem não conseguir 600 toques líquidos (TL) em cinco minutos será eliminado do concurso. 

Aqueles que forem considerados habilitados ainda realizarão outras etapas, sendo elas avaliação psicológica, exames biomédicos e biofísicos, prova de títulos  e investigação social.

Candidatos disputam 119 vagas de escrivão

Publicado em julho desse ano, o edital da Polícia Civil de Minas oferece 119 vagas para o cargo de escrivão. O documento foi divulgado no Diário Oficial de Minas e, também, no site da Fumarc e da Acadepol. Para concorrer é necessário ter nível superior em qualquer área.

A carreira proporciona um salário de R$4.098,39 para jornada de 40 horas por semana. Há reserva de oportunidades para pessoas com deficiência. O prazo de validade do concurso de escrivão será de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. 

*Colaborou Bruna Somma - [email protected]

Baixe e-book gratuito!
Como ser um concurseiro[VIDEO id="7134"]

Sumário