- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso PC-PA: governador anuncia 1,5 mil vagas e edital este ano
Concurso PC-PA: governador anuncia 1,5 mil vagas e edital este ano
Em evento de celebração aos 143 anos da corporação, o governador do Pará anunciou o quantitativo de vagas do concurso da Polícia Civil.
O concurso da Polícia Civil-PA já tem quantitativo de vagas definido. Serão 1.500 oportunidades distribuídas pelos cargos de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Helder Barbalho.
Além disso, o chefe do executivo confirmou que a seleção para novos servidores será realizada este ano. O edital, no entanto, ainda não tem previsão para ser divulgado.
Todas as carreiras que serão oferecidas no próximo concurso exigem o nível superior como requisito de formação. As remunerações atualizadas não foram divulgadas, mas, de acordo com o último concurso, os ganhos eram de R$5.204,05 para as funções de investigador, escrivão e papiloscopista e R$12.250 para o cargo de delegado;
A informação foi dada pelo governador do Estado do Pará durante a cerimônia de um evento que celebrou os 143 anos da Polícia Civil, que comemorou mais um aniversário no último domingo, 21. A solenidade aconteceu no Coliseu das Artes, no espaço São José Liberto, em Belém.
"A efetividade dos nossos resultados se dá a partir dessa integração. É ela quem cria um ambiente adequado para entregar à sociedade paraense o que é um direito seu, isto é, uma vida de paz, e, ao mesmo tempo, também representa o cumprimento dos nossos deveres como servidores públicos”, disse Helder Barbalho.

(Foto: Polícia Civil-PA)
Polícia Civil-PA tem carência de 2,5 mil servidores
Também estiveram presentes diversas outras autoridades e representantes da corporação, como a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, que recebeu a Medalha do Mérito da Polícia Civil e o delegado-geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira. O chefe da corporação ressaltou o papel do servidor para uma polícia de excelência.
“A Polícia Civil do Pará está, a cada dia, mais forte e responsável. Evoluímos não apenas nos casos de grande repercussão, mas também no atendimento do dia a dia, a cada cidadão que nos procura pelos mais diversos motivos”, pontuou.
⇒ E-book: 10 dicas para passar em concursos públicos
Para Alberto, um dos principais desafios da Polícia Civil do Pará será lidar justamente com o déficit de pessoal. Segundo ele, a carência já chega a 2,5 mil servidores, que será reduzida com a realização do próximo concurso público.
Além do concurso para os quatro cargos anunciados pelo governador, a corporação também já tem autorização para abrir 11 vagas nas funções de assistente social, administrador, psiquiatra e psicólogo. Para esta seleção, o Instituto AOCP foi contratado como banca organizadora.
O último concurso para estes cargos aconteceu em 2016, quando a organizadora foi a Funcab. O edital deve seguir os mesmos padrões do anterior e os concorrentes serão avaliados por meio de diversas etapas, como provas escritas, provas de capacitação física, exame médico, exame psicológico e investigação social.
+ Governador do Pará anuncia novo concurso PM-PA com 7 mil vagas
Concurso PM-PA terá 7 mil vagas de praças e oficial
No dia 17 de abril, o governador do Pará já havia anunciado que foram iniciados os preparativos para novos concursos na segurança pública do estado. As seleções confirmadas foram na Polícia Civil, Polícia Militar e Susipe. E as novidades começaram a ser divulgadas desde então.
Na Polícia Militar, Helder anunciou 7 mil vagas para os cargos de oficiais e praças. Em evento, ele disse que a meta será priorizar a abertura desse concurso, que deverá ter início no segundo semestre e as vagas serão preenchidas conforme a necessidade da Administração Pública.
A informação foi confirmada em cerimônia realizada na última segunda-feira, 22. A reportagem da FOLHA DIRIGIDA tentou contato com a Polícia Militar para saber sobre prazos para edital e demais etapas da seleção, mas não obteve retorno.
O último concurso PM-PA foi realizado em 2016, com uma oferta de 2.194 vagas. Desse total, 160 foram para o curso de formação de oficiais (ensino superior), 34 para o curso de oficiais da área da Saúde (nível superior) e 2 mil para o curso de formação de praças (ensino médio). [VIDEO id="8473"]
Notícias mais lidas




