Concurso PPSA: aprovado quantitativo de pessoal próprio da empresa

Um passo fundamental para o concurso PPSA foi dado nesta segunda-feira, 29. O quadro de pessoal próprio da empresa foi aprovado.

Autor:
Publicado em:29/07/2019 às 06:28
Atualizado em:29/07/2019 às 06:28

O quantitativo próprio de pessoal da Pré-Sal Petróleo foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 29. Aprovado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, o quadro com o número de vagas é fundamental para abertura do primeiro concurso PPSA para efetivos. 

O limite do quadro de pessoal ficou fixado em 53 vagas. Desse total, 23 possuem prazos de vigência limitados e serão extintas até 2023. 

Do limite, ficam acrescidas 14 vagas de assistente, destinadas à contratação de profissionais temporários por até dois anos. A portaria não informa quais os demais cargos que integram o quadro de pessoal da empresa. 

Quando foi criada, em 2013, a Pré-Sal Petróleo previa a contratação de 180 servidores. Desse total, 30 seriam comissionados e 150 admitidos por concurso público. Porém, até hoje, a empresa só conta com os profissionais comissionados em seu quadro.

PPSA tem concurso previsto para contratação de efetivos
(Foto: Divulgação)

 

Para que o novo concurso PPSA seja concretizado, porém, é preciso que o Plano de Cargos e Salários da empresa seja aprovado pelo governo federal.

“Com o Plano de Cargos aprovado já é mais uma etapa cumprida para se chegar à realização desse concurso”, disse Jorge Henze, gerente de Recursos Humanos e Suporte da Pré-Sal Petróleo, em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, em 2017.

A boa notícia é que um novo concurso está nos planos da PPSA, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia. A informação foi confirmada à reportagem pela Assessoria de Comunicação Corporativa da empresa.

"O concurso está nos planos da empresa, mas não há nada definido”, consta em nota enviada à reportagem.

Por mais que a abertura do concurso esteja prevista, ainda não foram definidas a data para publicação do edital, nem o número de vagas.

+ Pré-Sal Petróleo confirma novo concurso entre os planos da empresa

Concurso PPSA: ingresso de aprovados deve ocorrer este ano

Após a autorização para o concurso, a PPSA ainda terá que iniciar o processo de contratação da banca organizadora e também de elaboração do edital. Mesmo assim, os diretores da empresa estimam que a contratação dos concursados ocorra ainda este ano.

“Teremos os processos de escolha da organizadora e divulgação de edital. Por isso, acreditamos que o ingresso dos aprovados nesse concurso ocorra somente em 2019”, detalhou Jorge Henze, em julho de 2017. 

Os aprovados serão contratados por regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os cargos e remunerações ainda não foram divulgados pela empresa. Henze explicou que esses detalhes dependem da fase operacional da PPSA.

“O quadro previsto dessa empresa é de 150 pessoas concursadas. É esse processo que vamos iniciar. Não vamos trazer as 150 de uma vez só. Isso vai ser gradativo, de acordo com as necessidades do momento. Pode ser que precisemos mais de uma função do que de outra”, ressaltou.

Os diretores também indicaram que a Pré-sal Petróleo possui vários projetos para executar e a carência de pessoal é relativa a eles. “Há um planejamento estratégico na empresa. Depende de qual projeto estará em andamento para saber quais serão os cargos”, concluiu Leandro Leme Júnior, diretor de Administração, Controle e Finanças, da PPSA.

Quer materiais de preparação para concursos?

Processo seletivo PPSA teve 225 vagas em cadastro de reserva

Em 2017, o processo seletivo para contratação de profissionais temporários teve oferta de 15 vagas imediatas e 225 para cadastro de reserva. Os salários variaram de R$5 mil a R$25 mil e as contratações aconteceram sob regime celetista.

Todas as oportunidades foram para o cargo de assistente e exigiram nível superior completo em áreas específicas, fluência na língua inglesa e experiência na área do Petróleo de três a 15 anos.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas. As disciplinas cobradas foram Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos. O processo seletivo tem validade de até dois anos.

Saiba como iniciar os preparativos para concursos: [VIDEO id="8073"]

Sumário