- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Seduc-AM divulga gabaritos definitivos das provas objetivas
Concurso Seduc-AM divulga gabaritos definitivos das provas objetivas
O concurso da Secretaria de Educação do Amazonas divulgou os gabaritos definitivos da prova objetiva. Confira!
Foram divulgados os gabaritos definitivos das provas objetivas do concurso Seduc-AM, cuja as provas foram aplicadas em 8 de julho. O documento foi publicado após a análise dos recursos contra os gabaritos preliminares, publicados dois dias após a realização do exame.
Para conferir os documentos é preciso acessar o site do Instituto Acesso, o organizador, e pesquisar a área destinada ao edital correspondente ao cargo disputado. O concurso da Seduc-AM é dividido por meio de três editais, e os gabaritos definitivos foram publicados individualmente, de acordo com a carreira.

(Foto: Divulgação/Seduc-AM)
Após irregularidades, prova adiada acontecerá em setembro
Dos diversos cargos do concurso da Secretaria de Educação do Amazonas, o professor de ensino regular - 20 horas foi o único que não teve as provas aplicadas na data prevista, devido a irregularidades. O secretário de educação optou em suspender e reaplicá-la em uma outra data, após descobrir uma falha humana no manuseio de malotes em uma das salas de aula do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa.
Ainda em julho, a banca divulgou que a nova data da prova seria 22 de julho, publicando, inclusive, os locais de aplicação. No entanto, dias depois voltou atrás e alterou a nova data para 2 de setembro, domingo. O comunicado foi feito pelo próprio secretário de educação do Amazonas na quinta, 19 de julho.
Adiar a aplicação das provas para setembro atende, também, a orientações do Ministério Público de Contas (MPC) e do Ministério Público Estadual (MPE), que investigam denúncias de irregularidades. O secretário confirmou que o adiamento permitirá que as investigações sejam feitas. O MPC informou, em nota, que ingressou uma representação junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), por meio de sua coordenadoria de pessoal.
A Secuc-AM disse à FOLHA DIRIGIDA que foi dado um prazo de cinco dias para posiconamento. Conforme informado pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação do Amazonas, o "jurídico já está reunindo a documentação pedida pelo órgão." O Ministério Público elaborou o documento após receber diversas denúncias por parte de candidatos, alegando terem sido prejudicados com a realização do exame.
Foram diversas alegações, entre elas a presença de fiscais com celulares durante a prova; questões incorretas, incompletas ou inelegíveis e problemas no caderno de resposta. O órgão cita ainda o fato da banca remarcar a prova de um único cargo, sendo que as denúncias aconteceram para vários. O MPC questiona, também a contratação da banca, o Instituto Acesso.
"A contratação direta, que excepciona a regra da realização de procedimento licitatório prévio para selecionar o fornecedor ou prestador do serviço a ser contratado, exige da empresa eleita reputação ético-profissional reconhecida. Não é a hipótese. Em consulta a página eletrônico do Instituto Acesso é possível verificar, conquanto criada em 1997, ter a entidade realizado seis concursos ao longo de 21 anos de existência, sendo o último em 2014, não evidenciando a qualificação do Instituto para ser contratado para promover o concurso para o provimento de cargos efetivos na Seduc.”
Candidatos disputam mais de 8 mil vagas
O concurso da Secretaria de Educação do Amazonas foi divulgado em abril, após um anúncio oficial do secretário Lourenço Braga em coletiva. Ao todo, são três editais que somam 8.175 vagas em diversos cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$1.525 a R$4.143, de acordo com a carreira pretendida. Confira os cargos:
⇒ Professor 20h - 6.499 vagas;
⇒ Professor 40h - 597 vagas;
⇒ Pedagogo 20h - 151 vagas;
⇒ Pedagogo 40h - 40 vagas;
⇒ Assistente social 30h - 37 vagas;
⇒ Bibliotecário 30h - 50 vagas;
⇒ Contador 30h - 5 vagas;
⇒ Engenheiro 30h - 7 vagas;
⇒ Estatístico 30h - 2 vagas;
⇒ Fonoaudiólogo 30h - 3 vagas;
⇒ Nutricionista 30h - 40 vagas;
⇒ Psicólogo 30h - 36 vagas;
⇒ Assistente-Técnico 30h - 108 vagas;
⇒ Merendeiro 30h - 600 vagas.
O concurso da Seduc-AM atraiu um número recorde de inscritos. A seleção registrou 238.593 inscrições confirmadas. Em cinco dias de prazo aberto, 92 mil interessados formalizaram participação, superando o concurso anterior, que reuniu 76 mil participantes, em 2014. A terceira e última parcial totalizou 360.967 concorrentes, mas após o pagamento das taxas foram deferidas mais de 230 mil.
Notícias mais lidas




