Concurso SME-SP bate recorde com 118 mil candidatos a auxiliar

A Prefeitura de São Paulo divulgou o número de vagas do concurso SME-SP, considerado “o maior da história da educação municipal”.

Autor:
Publicado em:25/07/2019 às 10:15
Atualizado em:25/07/2019 às 10:15

O concurso para auxiliar técnico da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) bateu recorde de inscritos. De acordo com levantamento divulgado nesta quinta-feira, 25, foram 118,5 mil candidatos para as 1.109 vagas oferecidas ao cargo.

O que indica relação de 106 concorrentes por vaga. A Prefeitura de São Paulo classificou como “o maior concurso da história da educação municipal”. Para ajudar aos milhares de inscritos, o governo disponibilizou uma guia com todo o conteúdo para estudo.

No portal da SME-SP, é possível acessar tudo o que pode cair na prova, separado por área do conhecimento e links das legislações e publicações institucionais. As avaliações objetivas estão marcadas para o dia 1º de setembro.

“O processo de seleção irá ampliar os educadores dentro das unidades atendendo a uma demanda da gestão das escolas que solicitaram o concurso à administração municipal”, afirma o secretário Bruno Caetano. 

As provas do concurso SME-SP serão compostas por 60 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas de Lingua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática e Relações Institucionais e Legislação.

Concurso SME-SP tem vagas para auxiliar técnico de educação
(Foto: Divulgação/SME-SP)

 

No mesmo dia, os candidatos ainda deverão responder a um estudo de caso, na prova dissertativa. O tempo de duração dos dois exames será de cinco horas. Os locais de aplicação serão divulgados pelo site da Fundação Vunesp, banca organizadora.

Estuda e trabalha? Saiba como superar esse desafio
+ Existe a melhor técnica de estudos para concursos?

Concurso SME-SP exigiu apenas o ensino médio

O cargo de auxiliar técnico de educação teve como pré-requisito apenas o ensino médio completo. O edital com as 1.109 vagas foi publicado no dia 18 de maio. Tais oportunidades foram divididas entre ampla concorrência (831 vagas), negros (222) e pessoas com deficiência (56).

As remunerações oferecidas são de R$1.541,14 por mês. A carga de trabalho desses profissionais será de 40 horas semanais, devendo ser cumpridas oito horas por semana. As inscrições ficaram abertas de junho a julho, pelo site da Vunesp. A taxa custou R$41,80.

Quer materiais de preparação para concursos?

Os aprovados nas provas objetivas e dissertativas no concurso SME-SP ainda serão submetidos a prova de títulos, de caráter apenas classificatório. Os convocados deverão entregar documentação que comprove experiências profissionais e especialização acadêmica.

O limite será de dez pontos. A tabela completa consta no edital. As provas serão realizadas na cidade de São Paulo. O prazo de validade do concurso SME-SP será de dois anos, contados a partir do resultado final e podendo ser prorrogado por igual período.

A SME-SP também realiza concurso com 628 vagas para coordenadores pedagógicos. Nesse caso, pode se candidatar quem já era servidor efetivo da secretaria. Segundo a prefeitura, foram 20,9 mil inscritos para essa seleção.

Saiba como lidar com alto número de inscritos em concursos: [VIDEO id="8288"]

Sumário