Concurso SME-SP convoca para as provas de auxiliar técnico

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo divulga convocação para as provas objetiva e dissertativa do concurso SME-SP para auxiliar.

Autor:
Publicado em:14/08/2019 às 14:39
Atualizado em:14/08/2019 às 14:39

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) divulgou a convocação para as provas objetiva e dissertativa do concurso SME-SP. A seleção visa o provimento de cargos vagos de auxiliar técnico de educação. As avaliações serão aplicadas no dia 1° de setembro.

O documento foi publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo na terça-feira, 13, e contém a data, horário de abertura e fechamento dos portões, número de questões, tempo de duração das provas e tempo de permanência mínima de realização do exame.

As provas terão duração de cinco horas, com tempo de permanência mínima de 3h45min. Os portões serão fechados às 13h. Por isso é necessário que os candidatos se apresentem no local a partir de 12h munidos de documento original de identidade.

♦ Concurso Peruíbe-SP: 218 vagas com ganhos de até R$11 mil

Serão aceitos: carteira e/ou cédula de identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores, cédula de identidade para estrangeiros, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto, passaporte ou cédulas de identidade fornecidas por Órgãos Públicos ou Conselhos de Classe como, por exemplo, OAB, CREA, CRM e CRC.

Concurso SME-SP convoca para provas objetivas e discursivas (Foto: Divulgação)
Concurso SME-SP convoca para provas objetivas e discursivas
(Foto: Divulgação)

 

Concurso SME-SP terá aplicação de provas em diversas universidades

A lista com todos os locais que serão utilizados na aplicação foi publicada no Diário Oficial, junto à convocação. Para saber onde realizar a prova, o candidato deve consultar na lista de candidatos convocados, o respectivo prédio, sala e horário de realização de sua prova. Ou consultar a Área do Candidato no site da Vunesp, que está organizando a seleção. 

Veja a listagem de locais de prova:

 

A prova objetiva terá 60 questões, sendo 15 de Português, 15 de Matemática, dez de Noções de Informática e 20 de Publicações Institucionais e Legislação. No mesmo dia, os candidatos farão prova discursiva composta de estudo de caso com relação ao conteúdo programático informado no edital.

Veja o conteúdo programático de Conhecimentos Gerais:

Língua Portuguesa

Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Relações entre textos: verbais e não verbais. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras – emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Voz Ativa e Passiva. Colocação pronominal. Crase.

Matemática

Resolução de situações-problema relacionados aos conteúdos de:

Sistema de numeração decimal, problemas do campo aditivo (adição e subtração) e multiplicativo (multiplicação e divisão), números racionais e regra de três simples. Localização e deslocamento; Formas espaciais e planas. Medidas de tempo, massa e temperatura; perímetro, área; transformações de unidades de medida, sistema monetário. Leitura de gráficos de barras ou colunas e tabelas simples. Funções polinomiais do 1º e 2º graus.

Noções de Informática

Noções de hardware. Noções de sistema operacional (ambiente Windows). Edição de textos, planilhas e apresentações (Office 365). Uso de Internet: navegador; recursos do navegador; busca na Internet; uso de ferramenta de mensagem eletrônica (e-mail, antispam e listas). Noções de segurança (senhas, prevenção de vírus e outros códigos maliciosos, antivírus, SPAM e antispam, cópias de segurança).

♦ 9 passos para fazer sua planilha de estudos para concursos

Para auxiliar os estudos de legislação, a Prefeitura disponibilizou um material de estudo em seu portal com endereços eletrônicos para legislações municipais, assim como legislações e publicações institucionais. Acesse.

Concurso SME-SP bateu recorde de inscritos

Garanta sua assinatura na FD Online!

Segundo a Prefeitura de São Paulo, este foi o maior concurso SME-SP da história da educação no município. Isso porque a seleção contou com 18,5 mil inscritos para 1.109 vagas, com relação de 106 candidatos por vaga.

As oportunidades são para o cargo de auxiliar técnico de educação, função que exige nível médio e/ou diploma de curso técnico/profissionalizante. Os aprovados e nomeados pela secretaria receberão salário de R$1.541,14.

O concurso ainda terá uma etapa de prova de títulos, de caráter classificatório, somente para os habilitados nas duas avaliações escritas. A validade da seleção será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.

O que é e como funciona o estudo de caso em concursos públicos: [VIDEO id="7560"]

Sumário