- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso TC-DF: órgão aguarda parecer favorável ao Cebraspe
Concurso TC-DF: órgão aguarda parecer favorável ao Cebraspe
Com comissões formadas, o concurso do TC-DF aguarda apenas um parecer favorável para definir o Cebraspe como organizador.
O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF) busca definir a banca organizadora do seu próximo concurso e, assim, dar andamento à divulgação do edital. No momento, o órgão aguarda um parecer favorável do Ministério Público para contratar o Cebraspe como organizador.
No início de dezembro, a Secretaria de Gestão de Pessoas do próprio tribunal sugeriu a contratação da banca. A Consultoria Jurídica da presidência acolheu a sugestão da Segep, bem como do procurador Marcos Felipe Pinheiro Lima, do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (MPjTCDF).
No último dia 7 de janeiro, o processo, que pede a definição do Cebraspe como banca do concurso TC-DF, foi encaminhado ao MPjTCDF. De acordo com a Assessoria de Comunicação do órgão, até o momento, o Ministério Público não se manifestou.
Desta forma, o Tribunal ainda aguarda um parecer favorável do MPjTCDF para definir o Cebraspe como banca. Caso isso ocorra, pode não haver a necessidade de um procedimento licitatório, agilizando assim o início do concurso.

(Foto: Divulgação)
Comissões organizadorados já foram formadas
Em dezembro de 2018, o Tribunal de Contas do Distrito Federal instituiu três comissões, que serão responsáveis pelos procedimentos relativos à realização do concurso. A seleção, autorizada deste outubro, terá 14 vagas, nos cargos de: procurador do MPjTCDF, auditor de controle externo, analista de administração pública e técnico de administração pública.
De acordo com o TC-DF, as comissões ainda farão o planejamento do concurso, que antecede as fases de contratação da banca organizadora e de elaboração dos editais. Desta forma, o órgão não possui ainda uma previsão para a publicação do edital, como informou o setor de Comunicação do Tribunal.
Inicialmente, 47 vagas estavam previstas. No entanto, a autorização foi dada para uma oferta menor, mas para as mesmas carreiras anunciadas, nos níveis médio e superior. Para o analista, a especialidade a ser disputada será a de Tecnologia da Informação, que exigirá graduação na área.
Prepare-se para o concurso TC-DF
Cebraspe foi a banca do concurso de 2014
O Tribunal de Contas do Distrito Federal chegou a abrir um concurso público em 2016. No entanto, a seleção precisou ser cancelada em função da crise financeira. O tribunal previa retomar os preparativos e realizá-lo em 2017, mas não foi possível.
Sendo assim, o concurso mais recente é o do ano de 2014. Para quem deseja estudar para a próxima seleção, o edital anterior é uma boa referência. Além disso, a banca organizadora foi do próprio Cebraspe, que pode ser oficializado para o próximo concurso.
Na época, foram oferecidas 69 vagas, sendo 19 para auditor de controle externo, 12 para técnico de administração pública e 38 vagas para o analista. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva.
O exame de múltipla escolha contou com 150 questões, entre Conhecimentos Gerais e Específicos, conforme a relação abaixo.
Conhecimentos Gerais:
Língua Portuguesa;
Raciocínio Lógico;
Controle da Administração Pública;
Lei Orgânica do Distrito Federal;
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Direito Civil;
Direito Processual Civil;
Direito Penal.
Conhecimentos Específicos:
Auditoria Governamental;
Administração Financeira e Orçamentária;
Contabilidade Pública;
Administração Pública;
Economia;
Fiscalização de Obras Civis, Rodoviárias e Hídricas;
Fiscalização de Contratos de Tecnologia da Informação.
Confira o último edital do TC-DF
Prepare-se para o concurso TC-DF
Mesmo sem previsão de edital, o TC-DF já deu início aos preparativos do próximo concurso. As comissões organizadoras já foram formadas, a seleção está autorizada e o processo de escolha da banca se encaminha para definir o Cebraspe como organizador.
Com os processos em andamento, quem deseja se inscrever na próxima seleção do Tribunal já pode iniciar a preparação. Para isso, FOLHA DIRIGIDA traz abaixo algumas dicas de estudos, antes da publicação do edital. [VIDEO id="7157"]
Notícias mais lidas




