- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso TJ-AM: escolha da banca pode ocorrer a partir de dezembro
Concurso TJ-AM: escolha da banca pode ocorrer a partir de dezembro
A licitação para escolha da banca organizadora do concurso TJ-AM deverá ser iniciada em dezembro.
A partir de dezembro, o Tribunal de Justiça do Amazonas poderá iniciar a escolha da banca organizadora do concurso para área de apoio. O prazo foi passado pela própria presidência do TJ-AM. O órgão informou à FOLHA DIRIGIDA, que o processo deve durar de dezembro a janeiro de 2019.
Por isso, o edital do concurso será finalizado apenas no próximo ano. O tribunal, no momento, identifica o número de cargos disponíveis para fechar as vagas da próxima seleção. A expectativa é que esse estudo termine ainda em 2018.
Com as vagas e cargos definidos, o TJ-AM poderá completar o projeto básico do concurso. O documento contém as principais informações, como estrutura das provas, conteúdo programático, estimativa de candidatos e de taxas de inscrição.

O projeto básico funciona como uma minuta do edital. Dessa forma, é peça fundamental na escolha da banca do concurso. Ele é enviado às instituições aptas para que possam se familiarizar com a seleção que poderão ficar à frente.
A licitação para escolha da organizadora pode ocorrer por pregão (presencial ou eletrônico) ou por dispensa. O tribunal, no entanto, ainda não indicou qual será a modalidade adotada. A banca do último concurso para o TJ-AM, em 2013, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Concurso TJ-AM terá vagas para capital e comarcas do interior
Ainda que as vagas estejam em definição, já está definido que a seleção para área de apoio será regionalizada. O coordenador administrativo da comissão do concurso TJ-AM, Messias Andrade, adiantou que as oportunidades não se restringirão a Manaus, capital do estado. As chances também serão para as comarcas do interior.
“O importante é ressaltar que serão vagas para todo o estado com cadastro de reserva”, constatou o coordenador.
A abertura do novo concurso TJ-AM foi anunciada em julho. Em seguida, o órgão designou os servidores a formarem a comissão organizadora da seleção. O presidente do tribunal, desembargador Yedo Simões, revelou que as vagas serão para todos os níveis de escolaridade.
A primeira reunião da comissão ocorreu no dia 10 de julho, quando os profissionais começaram os estudos para definir o número de vagas. De acordo com a última planilha de cargos vagos, divulgada em setembro, o TJ do Amazonas tem a carência de 500 servidores. O número revela a necessidade de novo concurso para recompor esses quadros.
O déficit na área de apoio no tribunal é distribuído da seguinte maneira:
Cargo | Número de cargos vagos |
Auxiliar judiciário (nível fundamental) | 150 |
Assistente técnico judiciário (nível médio) | 193 |
Analistas judiciários (nível superior) | 157 |
Total | 500 |
Confira 7 dicas para passar no concurso TJ-AM da área de apoio
O novo concurso TJ-AM despertou o interesse em milhares de pessoas. Para o ex-servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas e professor do curso ‘Sou concurseiro e vou passar’, Fábio Silva, os estudos antecipados aumentam as chances de aprovação.
Ele também listou sete dicas para que os interessados comecem os estudos para a seleção e garantam uma vaga. São elas:
1- Compre um caderno ou fichário;
2 - Divida o mesmo pela mesma quantidade de disciplinas do concurso;
3 - Estude os assuntos da forma que achar mais adequada: cursos presenciais, cursos online, livros ou apostilas;
4 - Copie tudo de determinada disciplina para o caderno/fichário;
5 - Faça revisões diárias de cada disciplina, nunca deixando de revisar tais assuntos por mais de sete dias;
6 - Estude de duas a três disciplinas por dia, pelo menos uma hora para cada;
7 - Resolva questões dos assuntos estudados.
No vídeo abaixo, saiba como conhecer a banca organizadora de um concurso: [VIDEO id="7975"]
Notícias mais lidas




