- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso TJ-AM: saiba como iniciar os estudos mesmo sem edital
Concurso TJ-AM: saiba como iniciar os estudos mesmo sem edital
O Tribunal de Justiça do Amazonas iniciou os preparativos do concurso TJ-AM. Aprenda a se preparar antecipadamente e garantir a aprovação.
O Tribunal de Justiça do Amazonas já confirmou que os preparativos do próximo concurso TJ-AM foram iniciados. Essa é uma excelente oportunidade para ingressar no serviço público, com a garantia da estabilidade e ótimos benefícios. Quem deseja ser aprovado precisa iniciar os estudos antecipadamente. Quer saber como? Confira!
Embora ainda não tenha edital publicado, quem sonha com uma vaga no TJ-AM deve iniciar a preparação o quanto antes. O estudo antecipado aumenta as chances por um resultado positivo. O professor Fábio Silva, do curso Sou Concurseiro e Vou Passar, além de ser ex-servidor do TJ-AM e especialista em Legislação do tribunal e Estatuto dos Servidores, fala sobre como estudar nesse momento.
Nesta matéria, você vai conferir:

(Foto: Divulgação)
Primeiramente, o especialista em concursos públicos e ex-servidor do TJ-AM fala sobre a importância de começar a se preparar antecipadamente para o concurso TJ-AM. Pela sua experiência, Fábio analisa que os candidatos que antecipam os estudos, se preparando mesmo sem edital, são aqueles com maiores chances de aprovação.
"É praticamente impossível estudar todo um conteúdo programático do zero de forma satisfatória da publicação até a prova, haja vista este prazo gira em torno de 30 a 60 dias", diz o professor Fábio Silva.
Sem edital, como começar a se preparar?
"Mas, como devo começar?" Essa pergunta é muito comum entre os candidatos que desejam começar a estudar para o concurso público antecipadamente. O início é uma tarefa desafiadora, com poucas informações, mas é possível largar na frente dos demais candidatos no quesito tempo e volume de matérias/ conteúdos.
O professor Fábio Silva orienta que so candidatos comecem tendo como base os editais anteriores. Para o Tribunal de Justiça do Amazonas a última seleção foi realizada em 2013, com oferta de vagas para a capital e uma seleção em 2015 para cidades no interior do estado.
"Claro, o candidato deve observar possíveis atualizações legislativas, como por exemplo, em 2013 foi cobrado o antigo Código de Processo Civil de 1973, sendo que atualmente possuímos em vigor o Código de Processo Civil de 2015. Outro ponto diz respeito a Legislação Institucional do Tribunal de Justiça do Amazonas, que sofreu uma série de atualizações legislativas."
Prepare-se com o material completo de Legislação enviado pelo professor Fábio:
Saiba o que priorizar no início de estudos
O professor enfatiza que os candidatos devem iniciar os estudos tendo como base o edital anterior. Com base no último concurso do Tribunal de Justiça do Amazonas, o professor Fábio Silva listou quais são os principais assuntos de cada uma das disciplinas que foram cobradas.
O foco foi o cargo de assistente técnico judiciário, que exige nível médio e, segundo ele, provavelmente será oferecido na próxima seleção.
Confira os assuntos por disciplina que devem ser priorizados:
- Português: Ortografia
- Informática: Hardware e Software
- Raciocínio Lógico: Associações Lógicas
- Direito Constitucional: Princípios Fundamentais
- Direito Administrativo: Princípios do Direito Administrativo
- Direito Civil: Lei de Introdução as Normas do Direito Brasileiro
- Direito Processual Civil: Princípios do Processo
- Legislação Institucional: Estatuto dos Servidores do Estado do Amazonas - Lei 1.762/86
O especialista ainda explica como os candidatos podem colocar em prática o estudo desses assuntos. Segundo Fábio Silva, uma boa tática são os resumos, que consiste em compilar em apenas um lugar todas as principais informações sobre determinado assunto ou disciplina.
7 dicas para começar os estudos do concurso TJ-AM
Para ajudar ainda mais, o ex-servidor do TJ-AM e professor do curso Sou Concurseiro e Vou Passar, lista sete dicas infalíveis para os candidatos começarem os estudos e garantirem a tão sonhada aprovação. São elas:
1- Compre um caderno ou fichário;
2 - Divida o mesmo pela mesma quantidade de disciplinas do concurso;
3 - Estude os assuntos da forma que achar mais adequada: cursos presenciais, cursos online, livros ou apostilas;
4 - Copie tudo de determinada disciplina para o caderno/fichário;
5 - Faça revisões diárias de cada disciplina, nunca deixando de revisar tais assuntos por mais de sete dias;
6 - Estude de duas a três disciplinas por dia, pelo menos uma hora para cada;
7 - Resolva questões dos assuntos estudados.
Como você vai se preparar para o novo concurso do TJ-AM?
"Muitas das vezes candidatos deixam de estudar uma disciplina em que não possuem muita afinidade, mas será justamente esta disciplina deixada de lado que irá fazer reduzir e muito a sua pontuação. Outro ponto que me ajudou muito a conseguir a aprovação no concurso do Tribunal de Justiça do Amazonas foi me sair muito bem nas questões de Legislação Institucional, que no último concurso cobrou a Lei Complementar N. 17/97, o Estatuto dos Servidores do Amazonas - Lei 1.762/86 e o Plano de Cargos e Salários dos Servidores do TJ/AM."
Notícias mais lidas




