Concurso TJ-MT: sai gabarito de prova objetiva para juiz substituto

Foi divulgado o gabarito preliminar da prova objetiva do concurso TJ-MT para juiz substituto, que ocorreu no último domingo, 18.

Autor:
Publicado em:19/11/2018 às 10:50
Atualizado em:19/11/2018 às 10:50

*Matéria atualizada em 22/11/2018, às 11h32.

No último domingo, dia 18, mais de 4 mil candidatos puderam realizar as provas objetivas do concurso do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), para a carreira de juiz substituto. O gabarito preliminar foi divulgado nesta quinta-feira, 22, como estava previsto.

Com a publicação do gabarito preliminar, os candidatos poderão recorrer, por meio do site da Vunesp, organizadora deste concurso. Os recursos serão aceitos a partir das 10h da próxima segunda-feira, 26, até as 23h59 do dia 27. O exame ocorreu no último domingo, 18, na sede da Universidade de Cuiabá, na Avenida Beira Rio, em Cuiabá.

Confira o gabarito preliminar da prova do TJ-MT

Acesse o gabarito preliminar

Ao todo, 4.867 pessoas concorrem às nove vagas para juízes substitutos, que são oferecidas junto ao cadastro de reserva. A prova objetiva do último domingo é a primeira das cinco fases do concurso TJ-MT. 

Mais de 4 mil candidatos eram esperados para as provas do TJ-MT (Foto: TJ-MT)
Concurso TJ-MT teve sua primeira prova aplicada no último domingo, 18
(Foto: Divulgação/TJ-MT)

Durante a prova objetiva, os candidatos tiveram cinco horas para respoderem a 100 questões de múltipla escolha, que foram distribuídas em três blocos de matérias, sendo elas: 

  • Bloco 1: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor e Direito da Criança e do Adolescente; 
  • Bloco 2: Direito Penal, Direito Processual Penal; Direito Constitucional e Direito Eleitoral; 
  • Bloco 3: Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito' Ambiental e Direito Administrativo.

Para ser considerado habilitado na prova objetiva, será preciso obter, no mínimo, 30% de acertos em cada bloco de matérias, sendo necessário alcançar uma média final de, no mínimo, 60% de acertos do total da avaliação.

As próximas etapas do concurso são as provas escritas (discursiva e prática de sentença), a inscrição definitiva (fase de exames) e as avaliações oral e de títulos, sendo esta última apenas classificatória. 

Para a segunda etapa, serão convocados apenas os 300 primeiros candidatos mais bem avaliados na etapa objetiva. As provas escritas ainda não têm data definida, mas, segundo o edital, serão realizadas em dias distintos, com possibilidade de consulta à legislação, desde que desacompanhada de anotação ou comentário.

Quer ter acesso ilimitado a cursos de preparação para concursos públicos?

Confira cursos de preparação para concursos públicos

As provas escritas terão um total de dez pontos, cada, exigindo-se para aprovação a nota mínima de seis em cada uma das avaliações. Somente será corrigida a prova prática de sentença dos candidatos aprovados na prova discursiva. 

Os aprovados serão encaminhados para a terceira fase, que consistirá em: inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social; e exames de sanidade física e mental e psicotécnico.

A quarta etapa da seleção será realizada por meio de uma prova oral, que irá avaliar a alegação do candidato sobre o conhecimento técnico das matérias relacionadas no conteúdo programático do edital. Já a última fase do concurso consistirá na comprovação dos títulos, que deverá ser feita no momento da inscrição definitiva.

Juízes receberão R$23.577,96

O concurso TJ-MT oferece nove vagas mais cadastro de reserva para juízes substitutos. O edital trouxe diversas exigências, para os candidatos, como: ter mais de 25 anos de idade e até 65 anos, na data da inscrição definitiva; bacharel em Direito, há, no mínimo, três anos; e três anos de atividade jurídica, a partir da obtenção do diploma, até a data da inscrição definitiva na seleção.

Os aprovados e convocados no concurso receberão uma remuneração de R$ 23.577,96. O prazo de validade da seleção será de até dois anos, a partir da publicação da homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez e por igual período. 

O integrante da comissão do concurso e também representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Ulisses Rabaneda, pontuou a importância do concurso e deu detalhes sobre as convocações.

"As nove vagas são iniciais e o concurso tem um prazo que pode ser prorrogado, se o PJMT entender por bem chamar outros candidatos e caso haja orçamento, é possível. O Tribunal tem feito esforço louvável para cumprir a missão de compor todas as varas, com magistrados. Esse concurso é mais uma prova disso", explicou Ulisses Rabaneda.

Prepare-se para as demais etapas do concurso

Os aprovados na primeira etapa do concurso TJ-MT devem se preparar para as demais fases da seleção. Entre elas está a investigação social, mas, você entende esta etapa? No vídeo abaixo, o advogado Sérgio Camargo explica como funciona na prática este exame. Confira! [VIDEO id="7566"]

Sumário