Concurso TJ-PR: licitação para escolha da banca começa na segunda, 10

A banca organizadora do concurso TJ-PR começará a ser escolhida na segunda-feira, 10 de setembro.

Autor:
Publicado em:06/09/2018 às 14:00
Atualizado em:06/09/2018 às 14:00

Após um ano e meio, os 155 mil candidatos do concurso TJ-PR poderão saber qual banca ficará responsável por aplicar as provas objetivas e discursivas da seleção. Isso porque a dispensa para escolher a empresa terá início na segunda-feira, 10 de setembro. O aviso de licitação foi publicado no site do Tribunal de Justiça do Paraná na quarta, 5.

As bancas interessadas devem encaminhar as propostas de preço até segunda, 10, quando serão abertas pelo departamento de patrimônio do tribunal. Não há previsão de quando o processo licitação terminará, tendo em vista que há possibilidade de recurso. O concurso TJ-PR tem oferta de 114 vagas para técnico judiciário.

A comissão do concurso informou à FOLHA DIRIGIDA nesta quinta, 6, que haverá um filtro nas bancas organizadoras em função do porte da seleção, com milhares de inscritos. De acordo com o setor, a empresa deverá ter experiência na aplicação de provas para um quantitativo expressivo de candidatos.

Após a escolha e contratação da instituição, haverá um prazo para que seja estabelecida a banca examinadora das provas. Outra pendência que deverá ser resolvida é o dia das provas objetivas e discursivas.

A comissão do concurso TJ-PR adiantou que os candidatos serão avisados com 30 dias de antecedência. O tribunal já havia confirmado que as provas têm previsão para este ano.

Candidatos do concurso TJ-PR realizarão 60 questões objetivas

De acordo com o termo de referência do concurso TJ-PR, as provas serão aplicadas na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. Os candidatos estarão submetidos a 60 questões objetivas e uma questão discursiva. Na objetiva, as perguntas serão distribuídas pelas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa – 20 questões;
  • Matemática – 15 questões;
  • Noções de Direito e Legislação – 15 questões;
  • Informática – 5 questões;
  • Atualidades – 5 questões;

Na discursiva, os concorrentes responder a uma questão discursiva teórica sobre a disciplina de Língua Portuguesa, no valor de 40 pontos.

TJ-PR realiza concurso com 114 vagas para técnicos judiciários
(Foto: Ascom/TJ-PR)

 

Será considerado aprovado no concurso TJ-PR quem obtiver nota igual ou superior a 60 pontos, ou seja, 60% de aproveitamento no somatório das notas nas provas objetivas e discursiva e quem não tenha zerado a questão dissertativa.

Entenda as idas e vindas do concurso TJ-PR para técnicos

Em janeiro de 2017, o Tribunal de Justiça do Paraná divulgou o edital do concurso com 100 vagas para técnico judiciário. O cargo, cuja remuneração é de R$5.741, teve a exigência do ensino médio completo para candidatura. O órgão ainda oferece benefícios como auxílio-alimentação e auxílio-saúde.

→ Candidatos reclamam de indefinição das provas do concurso TJPR

Por mais que as inscrições tenham sido realizadas dentro do prazo estabelecido, as provas do concurso foram adiadas. Ao todo, foram registrados mais de 140 mil inscritos e cerca seis mil pediram a devolução da taxa. 

O tribunal anunciou, em abril deste ano, que o concurso seria reaberto. O edital foi republicado no Diário Oficial com 14 vagas a mais. Dessa forma, o TJ-PR passou a oferecer 114 oportunidades para técnico judiciário. Os interessados tiveram uma nova chance para realizar as inscrições. 

Os concorrentes que não quiseram mais disputar as vagas do concurso puderam solicitar a devolução da taxa de inscrição. Foi necessário preencher um formulário por meio da Coordenadoria de Arrecadação e Fiscalização dos Fundos Especiais do Poder Judiciário. O prazo foi encerrado no dia 12 de junho.

No vídeo abaixo, confira dicas para o concurso TJ-PR: [VIDEO id="7390"]

Sumário