- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso TJ-PR: 'provas serão em agosto', diz presidente ao sindicato
Concurso TJ-PR: 'provas serão em agosto', diz presidente ao sindicato
De acordo com o Sindijus-PR, o presidente do TJ-PR informou que as provas do concurso para técnicos judiciários serão aplicadas em agosto.
*Matéria atualizada no dia 05/07/2019, às 14h10
As provas do concurso para técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) podem ocorrer em agosto. A previsão foi passada pelo presidente do órgão, Adalberto Xisto Pereira, em reunião com sindicato da categoria na quarta-feira, 3. Aberta há mais de dois anos, a seleção ainda não tem data dos exames definida.
De acordo com o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Sindijus-PR), o presidente afirmou que as provas serão aplicadas em agosto, de forma regionalizada em nove regiões.
A reportagem da FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do Tribunal nesta sexta-feira, 5, para confirmar a previsão. Em nota, "a Comissão de Concursos informou que ainda existem etapas a serem cumpridas antes da definição do dia da prova. Por enquanto, não há uma data fechada".
Durante a reunião com o sindicato, Xisto Pereira também enfatizou que serão preenchidas, a princípio, 114 vagas de nível médio. Porém, essa quantidade pode ser maior caso sejam necessárias outras contratações. Isso depende do orçamento do tribunal.
“Sabemos que há necessidade, mas quero que entendam a minha precaução, não posso contratar mais servidores sem ter uma previsão segura de gastos”, destacou Xisto.
O Sindijus-PR reforçou a necessidade de contratação de mais servidores. Segundo a categoria, com o crescimento da demanda de trabalho somado à defasagem de pessoal, muitos servidores estão adoecendo pela pressão para o cumprimento de metas.
.jpg)
nível médio (Foto: Divulgação)
A prova objetiva do concurso TJ-PR será composta por 60 questões distribuídas entre as disciplinas de:
- Língua Portuguesa – 20 questões;
- Matemática – 15 questões;
- Noções de Direito e Legislação – 15 questões;
- Informática - cinco questões;
- Atualidades - cinco questões.
Em maio, o tribunal divulgou uma retificação do edital do concurso, alterando o conteúdo da prova na parte de Noções de Direito e Legislação.
Segundo o documento, as questões da disciplina poderão abordar alterações legislativas ocorridas até 30 dias antes da data de aplicação do exame. Ainda haverá um exame discursivo com uma questão de Língua Portuguesa.
+ TJ-PR define novo presidente para a comissão do concurso de técnicos
+ Anpac envia ofício para TJ-PR e cobra concurso de técnico judiciário
Concurso TJ-PR atrai mais de 155 mil inscritos
O edital do concurso para o TJ-PR foi publicado em 2017. Desde então, o tribunal não informou qual será a data definitiva para aplicação das provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.
A seleção oferece 114 vagas para o cargo de técnico judiciário, que exige apenas o ensino médio completo. Ao todo, 155 mil pessoas se inscreveram, conforme o extrato de contrato com o Cebraspe, banca escolhida em abril deste ano.
+ Concurso TJ-PR: candidatos reclamam de indefinição das provas
A carreira tem remuneração inicial de R$5.741. Os servidores do tribunal ainda têm direito a auxílio-alimentação e auxílio-saúde.
Os selecionados serão lotados tanto na Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, quanto nas Comarcas do interior do estado, em Araucária, Campo Largo, Pinhais, Castro, Astorga, Cruzeiro do Oeste, Londrina, Paranacity, Paranaguá, Pato Branco, Ribeirão Claro, entre outras cidades.
Confira análise da prova discursiva para o concurso TJ-PR: [VIDEO id="8796"]
Notícias mais lidas




