- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso TJ-PR tem mais de 6 mil candidatos desistentes
Concurso TJ-PR tem mais de 6 mil candidatos desistentes
O concurso TJ-PR, que teve inscrições reabertas em abril, registrou mais de 6 mil pedidos de desistência.
Foi publicada na última quarta-feira, 1º de agosto, a relação de candidatos que desistiram do concurso para técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). A seleção, que teve provas adiadas em 2017 e ainda não tem cronograma definido, registrou 6.923 pedidos de desistência homologados. A publicação foi feita no Diário da Justiça e na área de concursos do site do tribunal.
Junto com a relação de desistentes, também foi divulgada a relação de candidatos que se inscreveram em 2017 para as vagas reservadas a negros ou às pessoas com deficiência e que, após a reabertura das inscrições, pediram alteração da condição para concorrer às vagas reservadas a negros e às vagas reservadas a pessoas com deficiência, simultaneamente.
Confira relação de desistentes:
Confira a relação de candidatos que pedirão alteração da condição:
No primeiro prazo, aberto de janeiro a fevereiro de 2017, o concurso já havia registrado 141 mil inscrições homologadas. A quantidade de novos candidatos, após a reabertura, ainda não foi divulgada.

Data de provas e banca organizadora seguem indefinidas
Um dos principais motivos alegados por muitos ex-candidatos para a desistência é a questão da indefinição no concurso. A seleção teve edital divulgado em janeiro de 2017, mas as provas – que eram previstas para o terceiro trimestre daquele ano – foram adiadas em agosto, após o encerramento do prazo de inscrição.
Em nota, o TJ-PR disse que, por se tratarem de datas estimadas, a administração Pública não estava vinculada aos períodos descritos no cronograma inicial. Ou seja, não havia obrigação de realizar as etapas dentro do previsto. O órgão também informou que a definição do dia da prova está sujeita à contratação da organizadora, o que ainda não aconteceu.
Até o momento, a aplicação do exame bem como a escolha da empresa, não foram definidos. Em abril de 2018 o TJ-PR publicou uma retificação do edital, reabrindo o prazo de inscrições, mas ainda sem cronograma.
As únicas informações divulgadas sobre as provas são que a data será informada aos candidatos com, pelo menos, 30 dias de antecedência e que o exame será aplicado ainda neste ano de 2018, segundo o tribunal.
Confira o edital atualizado do concurso:
Concurso tem oferta de 114 vagas de nível médio
O concurso TJ-PR oferece 114 vagas, conforme retificação publicada em abril, para o cargo de técnico judiciário. O requisito para concorrer é o ensino médio completo e o vencimento inicial de carreira é R$5.741. Além disso, os selecionados terão direito a auxílio-alimentação e auxílio-saúde.
Os candidatos serão avaliados por meio dos exames objetivo e discursivo, com duração de cinco horas. Na avaliação discursiva, será cobrada apenas uma questão de Língua Portuguesa valendo 40 pontos.
Já na objetiva, serão 60 questões, com cinco alternativas cada, sobre as disciplinas de Português (20), Matemática (15), Noções de Direito e Legislação (15), Informática (cinco) e Atualidades (cinco). FOLHA DIRIGIDA publicou uma maratona de vídeos com dicas inéditas e conteúdos de preparação para o concurso TJ-PR. Confira o material de estudos!
. Mesmo depois de adiamento da prova, candidatos falam de estratégias para concurso
Prepare-se para o concurso TJ-PR
Para aqueles que permanecem no concurso, a preparação não pode parar. A data de aplicação dos exames pode ser anuciada a qualquer momento, por isso, use o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA! Veja vídeos com dicas das disciplinas que vão cair na prova e confira nossos simulados para concursos![VIDEO id="7679"]
Notícias mais lidas




