Concurso TJ-RJ para juiz: autorizada contratação da Vunesp como banca

A Fundação Vunesp recebeu autorização para ser a banca organizadora do novo concurso TJ-RJ para magistratura.

Autor:
Publicado em:15/08/2019 às 07:08
Atualizado em:15/08/2019 às 07:08

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro deu um importante passo para a abertura do novo concurso TJ-RJ de juízes. O presidente do órgão, desembargador Claudio de Mello Tavares, autorizou a contratação direta da Fundação Vunesp como banca organizadora.

Dessa forma, assim como nas últimas seleções para o cargo, a instituição será a responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas, como provas objetivas. O aval foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico do Rio de Janeiro desta quinta-feira, 15.

O que prevê a prestação de serviços técnicos de elaboração e impressão pela banca. Além da logística com vistas à organização da primeira etapa do XLVIII concurso para juízes substitutos. A contratação será feita pelo período de 12 meses.

Reprodução Diário da Justiça Eletrônico de 15 de agosto

 

O próximo passo é a divulgação do extrato de contrato com a banca. Em geral, os editais de concursos públicos só são divulgados após a formalização contratual com a organizadora.

Como o concurso TJ-RJ para magistratura já tem regulamento publicado e, agora, banca definida, o edital não deve demorar para sair. Para se candidatar será preciso ter bacharelado em Direito há, no mínimo, três anos.

O interessado também deve ter idade até 65 anos na data da inscrição e três anos de atividade jurídica. A remuneração inicial do juiz é de R$21.711,74, segundo dados do tribunal disponibilizados em 2013.

+ Concurso TJ-RJ: preparativos do edital para juiz têm avanço interno

TJ-RJ prepara concurso para contratação de novos juízes 
substitutos (Foto: Divulgação/PGE-RJ)

 

Esse valor pode chegar a R$25.323,51, devido a progressões na carreira. O número oficial de vagas da seleção ainda não foi divulgado. Mas, segundo o Portal da Transparência, o tribunal conta com 50 cargos vagos para carreira. 

O que indica o possível número de chamadas no novo concurso. O órgão não divulga edital para juízes há quatro anos.

+ Tenha acesso a assinatura ilimitada Folha Dirigida + Descomplica!

Novo concurso TJ-RJ terá cinco etapas diferentes

O regulamento do concurso TJ-RJ foi publicado em dezembro de 2018. O documento informa que a seleção terá cinco etapas diferentes. São elas:

  • 1ª etapa: Prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 2ª etapa: Prova discursiva e prática de sentença, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 3ª etapa: Sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico, de caráter eliminatório;
  • 4ª etapa: Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
  • 5ª etapa: Avaliação de títulos, de caráter classificatório.

O prazo de validade será de dois anos, contados a partir publicação da homologação do resultado final. Durante esse período, o TJ-RJ poderá convocar aprovados para suprir a carência de juízes substitutos.

O atual presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, confirmou que também abrirá um novo concurso para servidores ainda em 2019.

Em entrevista recente ao jornal O Globo, o chefe do Judiciário sinalizou a realização das seleções.

“Acho razoável que se faça um novo concurso para aquelas pessoas que estão estudando tenham oportunidade. Até o final do ano, haverá concurso para serventuários e também para a magistratura como foi anunciado pelo então presidente Milton Fernandes de Souza”, afirmou.

+ Concurso TJ-RJ 2019: presidente confirma edital este ano

Último concurso TJ-RJ para juiz ocorreu em 2015

O edital do último concurso para juízes substitutos do TJ-RJ foi publicado em 2015. Nos demais anos, o órgão realizou somente seleções para juiz leigo. Há três anos, a oferta foi de 16 vagas imediatas para carreira.

Uma delas foi reservada para candidato com deficiência e três na cota de negros. A Fundação Vunesp também foi a banca organizadora, assim como nos concursos anteriores.

Os candidatos realizaram provas objetiva, provas discursivas, de sentenças, orais, de títulos, e ainda passarão por exames físico e psicológico.

Saiba como estudar quando o concurso tem banca definida: [VIDEO id="8270"]

Sumário