- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso TJ-RJ: professor dá dicas para Direito Administrativo
Concurso TJ-RJ: professor dá dicas para Direito Administrativo
Com expectativa de concurso TJ-RJ para área de apoio, o professor Igor Daltro aponta o que deve cair em Direito Administrativo.
Com expectativa de ser realizado em 2019, o concurso do TJ-RJ para área de apoio promete uma grande concorrência.
Por isso, a preparação deve começar o quanto antes. Para dar dicas, guiar e auxiliar os concurseiros em relação à disciplina de Direito Administrativo, FOLHA DIRIGIDA entrevistou o professor Igor Daltro, do curso Fórmula.
De acordo com o professor, é possível que a disciplina tenha alterações com relação ao edital anterior. Segundo ele, o conteúdo de Direito Administrativo do último concurso do TJ foi muito reduzido, focado em administração pública direta e indireta, princípios, poderes, ato administrativos e processos.
“Eu acredito que que o novo conteúdo traga licitações e contratos, além de responsabilidade civil do estado”, diz Igor Daltro.
O professor afirma que se o programa for mantido, as atualizações ficarão por conta apenas de jurisprudência, porque dos temas citados, não houve nenhuma mudança significativa. “Ou seja, é possível que as alterações sejam praticamente irrelevantes.”
Embora a organizadora do concurso ainda não tenha sido definida, Igor aconselha aos futuros candidatos que estudem com foco na Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca da seleção anterior.
“O candidato, ao meu ver, deve manter seus estudos relacionados à última banca. Há uma tendência muito grande dos órgãos públicos repetirem as organizadoras que fizeram os concursos anteriores. Caso o candidato queira diversificar, ele pode estudar por bancas como Fundação Carlos Chagas (FCC)”, afirma.
♦ Veja a entrevista do ex-presidente do TJ, desembargador Milton Fernandes de Souza
Último Concurso TJ-RJ já chamou 765 aprovados
O concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) é um dos grandes previstos para este ano. Embora a oferta de vagas ainda nâo tenha sido anunciada, sabe-se que o órgão tem um histórico de realizar um grande número de contratações durante o prazo de validade de suas seleções.
No concurso de 2014, cuja validade será encerrada em agosto (técnico) e setembro (analista), já foram convocados 765 aprovados, sendo 644 técnicos judiciários, 58 analistas em execução de mandados, 27 assistentes sociais, 18 psicólogos e 18 comissários de justiça da infância, da juventude e do idoso.
A maioria destes concursados veio do cadastro, já que a seleção anterior ofereceu 208 vagas, sendo 90 para técnico judiciário e 118 para analista judiciário. Sendo assim, o TJ-RJ chamou mais do que o triplo da oferta especificada em edital. Somente para técnico judiciário, foram sete vezes mais convocados que o número inicial de vagas.
O presidente do TJ-RJ, desembargador Cláudio de Mello Tavares, já anunciou que está nos seus planos abrir, ainda este ano, um novo concurso para a área de apoio. Segundo a Assessoria de Imprensa do tribunal, provavelmente serão contemplados os mesmos cargos do concursos anterior.

(Foto: PGE-RJ)
Ou seja, técnico judiciário, cujo salário é de R$5.100,06, e a analista judiciário, com salário de R$7.603,89, nas especialidades de execução de mandados, psicólogo, assistente social e comissário de justiça da infância, da juventude e do idoso.
Acesse preparação completa para concursos!
♦ Novo concurso TJ-RJ para magistratura nos planos
Com um novo concurso em pauta, os interessados em trabalhar no tribunal devem iniciar o quanto antes uma rotina de estudos e planejamento. Confira mais dicas para concursos de tribunais! [VIDEO id="8521"]
Notícias mais lidas




