- Início
- Notícias de Concursos
- Sem concurso válido, TRF3 inicia o ano com quase 300 cargos vagos
Sem concurso válido, TRF3 inicia o ano com quase 300 cargos vagos
O déficit do Tribunal Regional Federal da 3ª Região aumentou e o órgão já soma 291 cargos vagos em seu quadro de pessoal.
Sem concurso válido desde junho de 2018, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, segue perdendo servidores. O déficit já chega a quase 300 servidores. A carreira mais afetada é a de analista.
Como não há cadastro de reserva válido para chamar aprovados, o tribunal confirmou ter iniciado um estudo para realizar um novo concurso público. No entanto, em contato da FOLHA DIRIGIDA com a Assessoria de Imprensa do TRF3, foi informado que "os preparativos seguem em estágio inicial, sem qualquer previsão de edital".
Com a carência de servidores cada vez maior, espera-se que as regras da seleção possam ser divulgadas este ano. Para que isso se torne possível, o órgão primeiro terá que finalizar o estudo que apontará quais são as especialidades que necessitam de reposição.

(Foto: Divulgaçaão)
TRF3 perde 48 servidores em menos de um ano
Na última estatística divulgada por FOLHA DIRIGIDA, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região contava com 243 cargos vagos. No último relatório de dezembro, divulgado pelo tribunal em seu Portal da Transparência, foram registradas 291 vacâncias.
Sendo assim em menos de um ano o tribunal perdeu 48 servidores. Os motivos não foram informados no relatório. Provavelmente aconteceram aposentadorias, exonerações e falecimentos. Dos 291 cargos vagos, 181 são de técnicos e 110 de analistas, mas as áreas não são reveladas. Na comparação entre os estados, São Paulo é quem mais sofre com as ausências.
Confira a tabela de cargos vagos do TRF3
Técnico | Analista |
Mato Grosso do Sul | |
10 | 7 |
São Paulo | |
171 | 103 |
Total | |
181 | 110 |
Presidente do TRF3 confirma a grande carência
Em novembro, a presidente do tribunal, desembargadora Therezinha Cazerta, deu uma declaração que confirma o alto déficit do órgão. Durante uma reunião com o ministro do STF, Dias Toffoli, ela comentou que o projeto de reestruturação da primeira instância da Justiça Federal fará com que o tribunal precise de menos servidores.
A presidente do tribunal explicou que o novo modelo de vara, por meio de processo eletrônico, permitiu remanejamentos e assim "precisaremos de menos servidores, de modo que conseguiremos equalizar melhor nosso quadro."
No entanto, mesmo com essa perspectiva atual, o concurso permanece previsto e sendo visto como necessário. Isso porque a necessidade, mesmo que menor, permanecerá uma vez que não há mais como chamar excedentes.
"Temos uma carência grande de servidores, sem possibilidade de novas nomeações”, disse a presidente do tribunal.
Quer adiantar a preparação para o concurso TRF3? Saiba como!
,
Último concurso contemplou mais de 20 especialidades
O último concurso do TRF3 foi realizado em 2013 e pode ser uma excelente referência para os estudos daqueles que desejam se preparar de maneira antecipada.
O edital anterior contou com 260 vagas, das quais 125 eram destinadas ao cargo de analista judiciário e 135 para técnico judiciário, com exigência de nível superior e médio, respectivamente. A seleção foi realizada pela Fundação Carlos Chagas, que recebeu as inscrições e aplicou as principais etapas.
O tribunal ainda não confirmou as especialidades que serão contempladas, mas espera-se que sejam as mesmas do último concurso.
Confira todas as áreas que foram contempladas
⇒ Analista Judiciário
Analista Judiciário - Área judiciária
Analista Judiciário - Oficial de justiça avaliador federal
Analista Judiciário - Biblioteconomia
Analista Judiciário - Contadoria
Analista Judiciário - Engenharia Civil
Analista Judiciário - Engenharia Mecânica
Analista Judiciário - Informática
Analista Judiciário - Informática (Banco de Dados)
Analista Judiciário - Informática (Infraestrutura)
Analista Judiciário - Medicina (Cardiologia)
Analista Judiciário - Medicina (Ortopedia)
Analista Judiciário - Medicina (Psiquiatria)
Analista Judiciário - Psicologia (do Trabalho)
Analista Judiciário - Serviço Social
⇒ Técnico Judiciário
Técnico judiciário - Área Administrativa
Técnico judiciário - Segurança e Transporte
Técnico judiciário - Telecomunicações e Eletricidade
Técnico judiciário - Contabilidade
Técnico judiciário - Enfermagem
Técnico judiciário - Informática
Técnico judiciário - Segurança do Trabalho
⇒ E-book: 10 dicas para passar em concursos públicos
E-books
Provas para download
Artigos sobre concursos
Editais verticalizados
Vídeos com dicas [VIDEO id="8440"]
Notícias mais lidas




