- Início
- Notícias de Concursos
- "Concursos serão atendidos", afirma ministro Paulo Guedes
"Concursos serão atendidos", afirma ministro Paulo Guedes
Os concursos federais 2022 foram abordados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. De acordo com ele, os 'concursos serão atendidos'.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, falou na noite desta segunda-feira, 21, sobre os concursos federais 2022. De acordo com Guedes, as seleções serão atendidas.
"Os concursos serão atendidos. Parcimoniosamente, mas serão atendidos", afirmou Paulo Guedes.
+Confira os concursos federais 2022 previstos
A declaração foi dada em entrevista ao Jornal Direto ao Ponto, da Jovem Pan. O titular da pasta econômica federal falou que há recursos para novos concursos públicos e que essas seleções estão em análise. Assista a seguir:
A análise com parcimônia, ou seja, de maneira econômica, acontecerá, segundo o ministro, levando em consideração as reais necessidades.
Paulo Guedes citou que o serviço público modernizou-se bastante nos último anos e que, atualmente, as necessidades são diferentes de épocas anteriores.
Ao pontuar prováveis autorizações, Paulo Guedes citou a Receita Federal e a chamada de aprovados da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

(Foto: Marcos Correa/Senado)
Concurso Receita Federal tem aval previsto para março
Sobre a Receita Federal, as notícias dão conta de uma autorização em março.
A última reunião entre o secretário-geral da Receita Federal, Julio César, e o ministro Paulo Guedes, foi positiva. Na última sexta-feira, 18, a Administração do órgão levou informações sobre o encontro aos superintendentes e delegados.
Isso aconteceu por meio de uma videoconferência, logo após a reunião do dia 17 com o chefe da pasta econômica. Na ocasião, foram informadas as principais novidades e destacou-se que as expectativas em relação a um novo concurso público são positivas:
"Saímos de reunião com otimismo elevado de que o concurso sairá este ano. É algo que deve ser comemorado pois a casa está sangrando com a falta de pessoal", disse o secretário-geral da Receita.
No encontro com Guedes, o secretário saiu com uma previsão de aprovação e aval para o concurso Receita até o fim de março. A expectativa é que, neste prazo, a portaria autorizativa saia no Diário Oficial da União.
No encontro, Guedes solicitou um histórico do processo de autorização. Os secretários presentes informaram que o processo encontra-se pronto, ou seja, tem tudo para ser autorizado o quanto antes.
A Receita Federal teve um pedido com mais de 3 mil vagas. Mas, em 2021, foi publicado um novo ofício ao Ministério da Economia, que reajustou a demanda para 699 vagas, sendo elas:
- 230 vagas para auditor-fiscal; e
- 469 vagas para analista-tributário
Expectativa para autorização também para o INSS
Outro concurso federal com grande expectativa de autorização é o do INSS. Isso porque autoridades ligadas ao órgão passaram previsões de que o edital do INSS sairá antes das Eleições.
Paulo Guedes não fez comentários sobre o concurso INSS. No entanto, a Associação Nacional dos Peritos Médicos (ANMP) vem reunindo-se com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, para tratar da pauta.
O INSS solicitou 7.575 vagas em todo o país, sendo elas para os seguintes cargos e áreas:
técnico do seguro social - nível médio - R$5.447,78
- áreas: Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas), Combate à Fraude (734), Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216), Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40), Serviço de Cobrança Administrativa (34), Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).
analista do seguro social - nível superior - R$8.357,07
- áreas: Serviço Social (463 vagas), Reabilitação Profissional (702) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).
Orçamento tem previsão de 43.192 vagas
O presidente Jair Bolsonaro já sancionou a Lei Orçamentária Anual de 2022. O Orçamento 2022 traz previsão de 43.192 vagas para concursos federais 2022. Desse total, 4.263 são para criação e 38.929 para provimento.
Essa previsão orçamentária de vagas servirá para o Governo Federal convocar aprovados em concursos válidos ou abrir novos concursos.
No Poder Executivo Federal, a previsão no Orçamento é de 38.219 vagas, sendo 37.090 para provimento e 1.129 para criação.
É tendo por base esse quantitativo que os concursos federais 2022 poderão ser abertos. A relação completa de concursos federais sob análise do Ministério da Economia você pode conferir aqui.
Comece já a estudar para concursos com a Folha Cursos!
Notícias mais lidas




